A Coordenação de Segurança Alimentar e Nutricional Sustentável da Secretaria Estadual de Saúde (SES-PE) lança cartilha de Alimentação Saudável e Nutrição no Âmbito do Programa Saúde na Escola (PSE).

De forma lúdica, a cartilha apresenta o personagem Pedrinho, que convida o leitor infantil a participar da hora do lanche em sua escola. Pedrinho, então, inicia a apresentação do material compartilhando o que aprendeu sobre alimentação saudável. Para envolver os alunos, a cartilha conta, ainda, com diversas atividades como escrever o nome dos alimentos, desenhá-los, pintá-los e circular palavras e figuras.  

Com 40 páginas, o material educativo oferece diversas informações sobre os nutrientes encontrados nos alimentos (carboidratos, proteínas, vitaminas, gorduras, minerais e água); dez passos para uma alimentação benéfica para o corpo; o passo a passo para montar uma lancheira saudável; o que se deve evitar no dia a dia e sugestão de cardápios.  

A cartilha também pode ser útil aos adultos já que ensina como limpar e manipular os alimentos como legumas, frutas e verduras, com dicas de como lavar, deixar de molho, enxaguar e secar. A importância do consumo da água também é abordada na cartilha. 

De acordo com a coordenadora de Seguraça Alimentar e Nutricional da SES-PE, Vilma Ramos, o lançamento ocorre em outubro por ser mês importante. "Em outubro celebramos duas datas significativas. No dia 12, temos a data comemorativa celebrada anualmente em homenagem às crianças. Já no dia 16, temos o Dia Mundial da Alimentação para consciencializar sobre questões relativas à nutrição e à alimentação", comenta.

A cartilha será disponibilizada no formato PDF às instituições escolares e às gestões municipais e estadual, podendo ser baixada gratuitamente.