Devido ao contexto da Covid-19, respeitando o isolamento social, a Secretaria Estadual de Saúde (SES-PE) - por meio da Gerência de Atenção à Saúde da Mulher e do Núcleo Estadual de Telessaúde (NET-PE) - em parceria com a Organização Pan-Americana de Saúde (Opas) deram início, nesta quarta-feira (03.06), ao curso, no formato virtual, de qualificação da linha de cuidado do câncer de colo do útero.

A proposta da atualização para as equipes das coordenações da SES-PE, da secretaria municipal de Saúde do Recife, além de instituições parceiras, nos temas de inovação no cuidado deste tipo de câncer, contribui para o fortalecimento do projeto da linha de cuidado. Pernambuco vem consolidando os programas de prevenção através da vacinação contra o HPV, ampliação e qualificação da força de trabalho nas áreas de saúde da mulher e oncologia, agregando propostas inovadoras para rede de atenção à saúde.

Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), o câncer de colo do útero é considerado um importante problema de saúde pública, sendo o segundo tipo de câncer mais frequente em mulheres que vivem em regiões menos desenvolvidas do mundo. Este tipo de câncer possui alto potencial de cura quando diagnosticado em estágios iniciais.

O curso tem carga horária de 20 horas, incluindo atividades síncronas no formato webinar - com encontros online junto à especialistas, permitindo interação para contribuição ao projeto estadual da linha de cuidado; e ferramentas assíncronas, por meio de fóruns para o debate do tema, na plataforma de ensino do NET-PE, que produziu a identidade visual do curso, diagramação do material e apoio na estrutura do processo formativo. 

O primeiro Webinar, nesta quarta (03), teve a participação do especialista do Grupo de Triagem de Câncer, André Carvalho, do International Agency for Research on Cancer (IARC), e abordou as estratégias e experiências inovadoras para o rastreamento do câncer de colo do útero. Como mediador, participou o sanitarista e consultor técnico da Opas, Rafael Dall’Alba.

Os participantes receberão certificados após cumprirem a carga horária, mediante o cumprimento das quatro partes propostas, sendo elas: 1º webinar (Estratégias e experiências inovadoras para o rastreamento do CCU; Atividade fórum 1), 2º webinar (Experiência Nacional -Testes moleculares de HPV (PCR): Experiência de Indaiatuba e Barretos; Atividade fórum 2), 3º webinar (Experiências internacionais de auto coleta para o exame preventivo de CCU nos sistemas de saúde; Atividade fórum 3) e 4º webinar (Linha de cuidado e estratégias de rastreamento do CCU; Atividade fórum 4).

"A avaliação ocorrerá de forma contínua através da participação ativa dos cursistas nos encontros online e realização das atividades previstas no ambiente de aprendizagem que serão mediadas pelos especialistas convidados. O objetivo é proporcionar espaços de trocas de conhecimentos para qualificação da Linha de Cuidado do Câncer do Colo útero no Estado de Pernambuco", comenta a gerente de Atenção à Saúde da Mulher, Letícia Katz.