A Coordenação de Saúde Bucal do Estado e o e o Hospital de Referência à Covid-19 - unidade Olinda (Maternidade Brites de Albuquerque), com o apoio do Conselho Regional de Odontologia (CRO) e a Colgate, vem realizando um trabalho de educação continuada de suas equipes para manutenção da higiene oral em pacientes internados por conta da infecção pelo novo coronavírus (Sars-CoV-2). Nesta segunda-feira (07/12) e terça-feira (08/12), às 15h, uma nova rodada de atualização será realizada com a equipe do local, reforçando os cuidados necessários para o manejo desses pacientes.

Dentre as diversas ações de cuidado hospitalar e assistencial que estão sendo desenvolvidas desde o início da pandemia da Covid-19, por meio do Núcleo de Educação Continuada da Brites de Albuquerque, esta, em especial, contará com a presença da Coordenação Estadual de Saúde Bucal. Sabendo da relevância que a saúde bucal tem para estes pacientes, este cuidado sempre foi enfatizado pela diretora administrativa, Roseli Nascimento, que também é cirurgiã dentista e entende a importância que este diferencial tem para os pacientes.

"Nossa intenção é estar sempre alertando os profissionais e pacientes sobre a importância da higiene bucal no combate ao agravamento da doença, reduzindo a capacidade de replicação ou de virulência. Uma higiene oral bem feita é fundamental para a redução das bactérias na boca contribuindo no seu processo de recuperação. Por ter grande potencial de transmissão oral, pelas gotículas de saliva produzidas na fala, na tosse ou no espirro, é importante que a higiene da boca ocorra de forma frequente e adequada, contribuindo na prevenção do agravamento das condições desse paciente", pontua o coordenador de Saúde Bucal da SES-PE, Paulo César Oliveira Santos. Durante a ação, serão disponibilizados kits de higiene bucal em parceria com a Colgate.

Saúde Bucal - Estimular a adoção de hábitos saudáveis básicos e essenciais à saúde, como a higiene oral pela escovação dos dentes, até a prevenção de traumas de face e câncer de boca. Essas são algumas das atribuições da Coordenação de Saúde Bucal, que busca ampliar o acesso da população a ações e serviços que garantam as linhas de cuidados necessários aos ciclos de vida para um sorriso saudável. Na prática, a pasta é responsável pela assessoria técnica e pela capacitação das equipes de saúde bucal dos municípios, que trabalham de forma integrada com as políticas e programas nacionais. A Coordenação também acompanha as ações realizadas na atenção primária e na secundária realizadas nos Centros de Especialidades Odontológicas (CEOs).