Profissionais do Serviço Social e do Núcleo de Educação Permanente da Unidade de Pronto Atendimento e Atenção Especializada de Petrolina (UPAE/IMIP) participaram, nesta quarta-feira (10), de uma atualização com os analistas do INSS Orlando Matos e Patrícia Pires sobre a plataforma previdenciária “Meu INSS”. A iniciativa faz parte do Programa de Educação Previdenciária (PEP), desenvolvido pelo Instituto. “Que é um dos instrumentos mais importantes no processo da inclusão social e fortalecimento da cidadania no país, pois tem como objetivo a disseminação do conhecimento previdenciário”, esclarece a supervisora do Serviço Social, Nazaré Cunha.

Sobre a plataforma em si, a equipe presente explicou que se trata de um ambiente digital, no qual o usuário pode acessar o seu extrato previdenciário e fazer agendamentos de serviços, através da realização prévia de um cadastro e senha no próprio site. Além disso, o segurado pode acompanhar todas as informações do seu histórico de trabalho, como dados sobre contribuições previdenciárias, empregadores e períodos trabalhados. Também é possível acessar serviços que não precisam de senha, como agendamento para dar entrada em benefícios do INSS e marcação de perícia médica.

Essa parceria da UPAE com o INSS existe há 4 anos e permite aos profissionais da casa estarem sempre em dia com as novidades previdenciárias. “Fazemos parte de uma rede sociassistencial e é de extrema importância que estejamos atualizados para direcionar bem o nosso usuário. Dessa forma, conseguiremos identificar com clareza o caminho que ele vai percorrer até conseguir o direito social que busca”, ressalta Nazaré. Com a capacitação, a UPAE passa também a ser disseminadora do programa.