A V Gerência Regional de Saúde (Geres), com sede em Garanhuns, promoveu nessa terça-feira (24/05), o II Fórum Materno e Infantil, um espaço colegiado estimulado pelo Ministério da Saúde para apresentar, discutir e pactuar propostas para organizar uma rede de cuidados integral e humanizada de atenção às mulheres e aos recém-nascidos.
 
O Fórum colocou em foco os principais problemas e as prioridades de atuação dos diversos setores componentes do Sistema Único de Saúde e da sociedade, tratando de forma central a temática da microcefalia, considerando que a Organização Mundial de Saúde (OMS) declarou a importância desses casos em todo o país.
 
Desde outubro de 2015, Pernambuco teve o aumento dos casos de microcefalia em todas as Regiões e o aumento desta ocorrência se deu pela constatação da transmissão vertical do zika e a ocorrência de lesões cerebrais nas crianças. Atualmente, na V Região de Saúde existem 169 casos notificados dos quais 146 estão descartados, 13 casos continuam em investigação.
 
Estiveram presentes no II Fórum Materno e Infantil da V Região de Saúde os secretários de saúde, profissionais de saúde da eegião, gerente e representantes de Geres, além da Gerência de Saúde da Criança e da Mulher da Secretaria Estadual de Saúde e do Ministério da Saúde.