A Comissão Intergestores Bipartite realizou na última segunda-feira (05/02) a sua primeira reunião do ano. O encontro, no auditório da Associação Médica de Pernambuco, na Boa Vista, reuniu diretores e gestores da saúde pública dos municípios e do Estado. secretário estadual de saúde, Jorge Gomes deu início ao evento com boas-vindas aos novos gestores que o acompanharão nos próximos anos em que estará à frente da pasta da saúde.

Tendo assumido há cinco semanas, o secretário enfatizou a necessidade de se realizar um trabalho em conjunto, firmando parecerias com gestores municipais, por um melhor serviço de saúde no estado de Pernambuco. “É imprescindível que continuemos a dar as mãos. Nós queremos reestruturar a questão hospitalar e o bom relacionamento com os municípios para que possamos avançar nas questões da saúde”, lembrou.
“As discussões são importantes, mas se ao final, nós convergirmos para continuar a construir esse sistema, obrigação de todos nós da área de saúde”, concluiu.

Entre outros temas abordados, a CIB seguiu com a explanação sobre o funcionamento dos serviços dos CAPs em Pernambuco, que vem se consolidando por atender as necessidades técnicas e de quadro profissional exigidas pelo Ministério da Saúde (MS), inclusive com documentação entregue a CIB.

O diretor da Unidade de Acompanhamento e Avaliação das Ações de Saúde Bucal, André Coimbra, falou da importância de implantação de um CEO no município de Ibimirim, na VI Geres. O Centro de Especialidade Odontológica atenderia os 22.088 habitantes locais com uma estrutura do tipo dois, de médio porte. Pernambuco já conta com 32 CEOs.

Ainda na tarde de ontem, o secretário Jorge Gomes participou de uma reunião com gestores municipais da cidade do Recife.