Saúde de qualidade não envolve apenas serviços hospitalares, mas, também, uma melhora nos hábitos diários, inclusive os de alimentação. Pensando nisso, a coordenação da Área Técnica de Alimentação e Nutrição da Secretaria Estadual de Saúde vai capacitar Agentes Comunitários de Saúde (ACS) no programa Prato Equilibrado.

Serão treinados, no primeiro momento da ação, uma média de 350 ACS dos municípios de Camaragibe, Nazaré da Mata e Gravatá. A partir da primeira semana de fevereiro, os Agentes Comunitários serão treinados em oficinas para serem multiplicadores na promoção da alimentação saudável em suas localidades. A cada dia, uma turma de 30 alunos será formada, com aulas em período integral.

“Trabalharemos com os municípios para que a alimentação saudável seja inserida na vida da população, dando mais qualidade de vida às pessoas”, diz Rijane Barros, coordenadora da Área Técnica de Alimentação e Nutrição da SES, que diz ainda que o treinamento do Programa Prato Equilibrado será o carro chefe de 2007.

O programa de alimentação saudável divide as refeições em três importantes grupos de alimentos e ensina o ideal consumo deles. O primeiro é o dos grãos e raízes, que dão energia e calor ao corpo. O segundo é o das frutas e verduras, que regulam o organismo e o terceiro grupo é o dos produtos animais que são os alimentos construtores.

“Vamos também observar como eles se alimentam e que melhores alternativas eles teriam com o que existe na própria região”, enfatiza a coordenadora, sobre a intenção de orientar os ACS no melhor aproveitamento dos alimentos regionais disponíveis e de fácil acesso.


A SES convidou ainda a professora do curso de Nutrição da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), Emília Aureliano, para uma parceria no treinamento desses agentes que serão multiplicadores do hábito da boa alimentação por uma vida mais equilibrada e saudável.

 

 

 

 

 

 

Serviço

 

 

 

O que: capacitação no programa Prato Equilibrado

 

 

 

Quando: a partir da 1° semana de fevereiro

 

 

 

Onde: nos municípios que serão treinados