A Secretaria Estadual de Saúde (SES) promove, esta semana, dois treinamentos para capacitar profissionais municipais de saúde para a testagem rápida de Hepatite B e C, Sífilis e HIV. A primeira etapa começa nesta segunda-feira (28/07) e segue até a quarta-feira (30/07), no município de Gravatá. A expectativa é capacitar cerca de 40 profissionais. Já a segunda etapa, que acontece em Carpina, será realizada a partir da próxima quinta-feira (31/07) e prevê a capacitação de cem profissionais. Os encontros têm início às 8h e vão até o final da tarde.

O foco do treinamento são os servidores que atuam nas maternidades, serviços de atenção básica, laboratórios e centros de testagem e aconselhamento dos dois municípios. De acordo com o técnico Felipe Ferreira, trata-se de um trabalho de rotina, que é desenvolvido pela SES, com o objetivo de possibilitar a realização desses testes, com segurança e eficiência, também nas cidades do interior pernambucano.

A capacitação terá início com uma dinâmica de um profissional da área de psicologia sobre aconselhamento, acolhimento e entrega do resultado do exame. Só depois, entra a discussão mais técnica sobre a doença, seus respectivos dados epidemiológicos e a realização dos testes propriamente dita. O treinamento será ministrado pela Gerência de Prevenção e Controle da Aids e outras DSTs.