Nesta terça-feira (26/06), é comemorado o Dia Internacional de Combate às Drogas. Para lembrar a data, e reforçar que o público entre os 10 e 19 anos também está inserido neste contexto, a Secretaria Estadual de Saúde (SES) promove o II Fórum sobre Drogas, das 8h30 às 12h, no auditório do órgão, no Bongi. No evento, serão apresentadas as ações em andamento da instituição, da Secretaria de Desenvolvimento Social e Direitos Humanos e da Prefeitura do Recife.

“O Fórum tem como objetivo sensibilizar os profissionais e fortalecer as políticas públicas sobre o álcool e outras drogas, que visem prioritariamente à prevenção do uso de entorpecentes e promoção de saúde da juventude”, afirma a coordenadora da Saúde do Adolescente da SES, Clara Andrade. A coordenadora lembra que o Estado está sensibilizando os municípios a construírem planos de ações para a saúde do adolescente, para otimizar a assistência. “Após aprovado o plano, é possível pleitear, junto ao Ministério da Saúde, verba específica para esse público”, lembra. Jaboatão dos Guararapes, Arcoverde, Cabo de Santo Agostinho, Abreu e Lima, Garanhuns, Petrolina, Caruaru e Recife já finalizaram seus planos.

EVENTO – Durante o Fórum sobre Drogas, a Gerência de Saúde Mental da SES explicará como está organizada a rede para receber os usuários de drogas que precisem de desintoxicação, seja em hospitais gerais ou em Centros de Atenção Psicossocial (CAPs). Da Secretaria de Desenvolvimento Social e Direitos Humanos, há o Programa Atidude, que funciona Jaboatão dos Guararapes, Caruaru, Recife e Cabo de Santo Agostinho. Nesse, há ações em casas de passagem, proteção integral com endereço preservado e intervenções com usuários em locais de uso.

SAÚDE – Para abordagem dos usuários em locais de vulnerabilidade, há os Consultórios de Rua. Ao todo, são dez dispositivos móveis (cinco co-financiados pela SES), que abordam os usuários no Recife, Olinda, Jaboatão dos Guararapes, Cabo de Santo Agostinho e Paulista. Nos locais, os profissionais fazem o trabalho de prevenção e redução de danos, acolhendo o cidadão, criando vínculo e diagnosticando qual o melhor serviço para referenciar aquele usuário. A média de atendimento mensal, por Consultório, é de 50 pessoas.

PLANO – No último mês de março, o Ministério da Saúde, o Governo do Estado e a Prefeitura do Recife assinaram o termo de adesão do programa “Crack, é possível vencer”, que será efetivado na capital pernambucana. O investimento será na ordem de R$ 85 milhões, até 2014. O dinheiro vai possibilitar a abertura de 20 novos leitos de enfermarias especializados que vão se somar aos 82 que já funcionam na capital e no interior. Um novo Centro de Atenção Psicossocial em Álcool e Drogas (CAPs) 24h será inaugurado no Centro do Recife e outras três unidades já existentes (Santo Amaro, Cordeiro e Tamarineira) passarão a atender em horário integral nos sete dias da semana. Os governos estadual, municipal e federal ainda intensificarão as operações do serviço de inteligência na investigação de pontos de tráfico e no desmantelamento das organizações criminosas.