Pernambuco deu o primeiro passo para a formação de um Consórcio Intermunicipal de Saúde (C.I.S). A experiência pioneira no Estado deverá ser adotada a partir da II Gerência Regional de Saúde, que abrange 31 municípios do Agreste Pernambucano. Hoje (quinta-feira), pela manhã, o secretário Jorge Gomes coordenou um encontro, em Limoeiro (sede da Regional), reunindo prefeitos, secretários municipais e lideranças políticas para discutir a criação do consórcio, que visa melhorar a qualidade dos serviços de saúde na região.

Na ocasião, a consultora do Promata (Programa de Apoio ao Desenvolvimento Sustentável da Zona da Mata de Pernambuco), Ana Cláudia Callou, fez uma explanação sobre o CIS. Ela falou sobre os aspectos legais para a formação do consórcio, a documentação necessária (regimento, estatuto, contrato de rateio) e os caminhos para implantação de uma gestão compartilhada. Entre as vantagens apontadas estão: a proximidade dos serviços de saúde do cidadão, a interiorização da atenção secundária, maior acesso dos municípios a equipamentos e profissionais especializados.

De acordo com o secretário Jorge Gomes, a administração compartilhada na base do consórcio, está de acordo com o modelo de gestão adotado na área da Saúde pelo atual governo, que visa uma maior articulação entre Estado e os municípios.

“A idéia é que reunidos em um consórcio, os municípios possam resolver seus principais problemas, dividindo, igualmente e proporcionalmente, suas responsabilidades e compromissos”, explicou o gerente de Desenvolvimento Regional da SES, José Bezerra. “A SES também entrará como parceiro neste consórcio. Queremos contribuir com a nossa parte, respondendo por nossas responsabilidades”, completou. Entre as principais metas do pacto estão a melhoria do Hospital Regional de Limoeiro, ampliação dos serviços hospitalares e especialidades médicas e contratação de profissionais de saúde.

Segundo Ana Cláudia Callou, os Estados da Paraíba, Minas Gerais, São Paulo e Paraná são exemplos de experiências bem-sucedidas na implantação de CIS. Também participou a gerente da II Gerência Regional de Saúde, Maria Betânia Andrade.