A Secretaria Estadual de Saúde (SES) lamenta o falecimento, na madrugada desta quarta-feira (31.08), do médico Francisco Saboya, que foi o primeiro interventor do Hospital de Câncer de Pernambuco (HCP). Saboya faleceu aos 87 anos, deixando um extenso legado na saúde pernambucana. 
 
Durante os anos de 2007 a 2013, Francisco Saboya atuou como interventor do HCP. Neste período, conseguiu realizar transformações profundas na instituição, resolvendo os graves problemas financeiros e administrativos encontrados, reformando todas as suas enfermarias, construindo um setor de quimioterapia de qualidade reconhecida e, principalmente, devolvendo a credibilidade ao hospital e transformando-o numa instituição de referência no combate e prevenção ao câncer.
 
Nascido no dia 21 de junho do ano de 1929, no Rio de Janeiro, sua história profissional começa em 1955, quando conclui o curso de Medicina pela Faculdade Nacional de Medicina da Universidade do Brasil, no Rio de Janeiro. Naquele mesmo ano, ele termina, na própria Universidade, o Internato em Técnica Operatória. Nos 40 anos seguintes, ele passa a atuar como médico cirurgião em Pernambuco. A partir da década de 1970, ao assumir o cargo de diretor do Hospital Regional de Arcoverde, inicia sua carreira de gestor de grandes hospitais do Estado. Encerra a sua carreira profissional em 2013, como interventor do Hospital de Câncer de Pernambuco.
 
AÇÕES NO HCP NA GESTÃO DE SABOYA: reforma nos setores de odontologia e próteses reabilitadoras, quimioterapia, enfermarias, ambulatório de cabeça e pescoço; inauguração do Sistema de Radiologia Digital e do Complexo Nutricional-Alimenta; aquisição de diversos equipamentos para prestar um atendimento cada vez melhor e humanizado; e sua última grande participação foi o anúncio da licitação para reforma do prédio anexo do HCP, obra que esteve parada por 15 anos.
 
Hoje, graças às reformas implantadas a partir da intervenção, o Hospital de Câncer de Pernambuco tornou-se referência no seu campo de atuação no Norte e Nordeste do Brasil em sua jornada de assistir doentes que sofrem de câncer.