Na próxima segunda-feira (15/01), em parceria com a Fundação da Criança e do Adolescente de Pernambuco (Fundac), a Secretaria Estadual de Saúde (SES) realizará, das 8h30 às 12h, uma reunião para discutir e implantar os programas de combate à anemia e o programa para suprimir a carência de Vitamina A nas crianças internadas nas unidades da Fundac.

A expectativa é reforçar a saúde nutritiva de todas as crianças menores de cinco anos de idade, internadas nos locais protetivos e socioeducativos da Fundação. “A Fundac tem uma grande quantidade de crianças concentradas, mas ainda não implantou em particular esses programas”, afirmou Rijane Barros, coordenadora da Área Técnica de Alimentação e Nutrição da SES.

“Na própria Fundação, já existem médicos, nutricionistas e técnicos que serão treinados por nós e que vão dar as doses às crianças que estão precisando”, complementou Rísia Meneses, nutricionista que integra a equipe da SES. Os programas deverão distribuir uma dose de Sulfato Ferroso às crianças de 0 a 24 meses que estiverem com anemia e uma outra de Vitamina A aos pequenos de 6 meses a 5 anos com hipo-vitaminose.  

O projeto deverá ser iniciado a partir de fevereiro, na Casa de Carolina, onde estão alojadas mais de 70 crianças.  A ação faz parte do Programa Nacional de Suplementação de Ferro e do Programa Nacional de vitamina A, que abordam, juntos, dois dos cinco maiores problemas em prevalência nutricionais do País: anemia e hipo-vitaminose A. Desnutrição, obesidade e carência de iodo são as outras doenças que fazem parte do conjunto de problemas nutricionais.  

Segundo pesquisa de saúde e nutrição de 1997, que contém os dados mais recentes retratando a dimensão estadual, tiveram anemia naquele ano 46,7% das crianças de Pernambuco. A mesma pesquisa mostrou que 19,3% dos pequenos pernambucanos sofreram com a carência de Vitamina A.

Doenças A falta de Ferro no organismo pode causar anemia nas crianças menores de cinco anos, um dos grupos mais vulneráveis a doença. A anemia tem como sintomas palidez, cansaço, falta de apetite, entre outros. Para prevenir o aparecimento da doença, o ideal é que a criança consuma alimentos ricos em Ferro (couve, espinafre, fava ou feijão) e vitamina C (o que irá aumentar a absorção do Ferro no organismo).

A vitamina A também é importante para o organismo humano, porque minimiza a gravidade de infecções (diarréia, sarampo ou doenças respiratórias) e ajuda no bom funcionamento dos olhos, além de auxiliar no processo de crescimento da criança. É importante, para a prevenção da doença, o consumo de frutas e verduras verdes e amarelas, que concentram uma boa quantidade de Vitamina A.