No Brasil, excluídos os tumores de pele não-melanoma, o câncer de mama e colo do útero são os mais incidentes em mulheres de todas as regiões do País, ocupando o 1º e 2º lugar, respectivamente. Em Pernambuco, os dados coincidem com os nacionais. O maior percentual da doença fica entre as mulheres adultas entre 20 a 49 anos para colo e de 50 a 69 anos para câncer de mama.

Durante todo o mês de outubro, estão sendo realizadas ações de prevenção e combate ao câncer de mama. Já neste sábado (27/10), comemora-se o Dia Estadual de Combate ao Câncer de Colo do Útero. Por isso, nesta sexta-feira (26/10), a partir das 9h, a Secretaria Estadual de Saúde (SES) promove, na sua sede, no Bongi, um ciclo de palestras para abordar o tema. Além disso, serão ofertados exames citopatológicos no local.

Em Pernambuco, o Instituto Nacional de Câncer (Inca) estimou a ocorrência de 970 casos novos de câncer do colo uterino no ano de 2012, uma incidência de 20,67 casos para cada 100.000 mulheres. Atualmente, as estratégias principais para o controle dessa doença, no Brasil, baseiam-se no rastreamento oportuno dos casos, com a disponibilização de exames diagnósticos para as mulheres na faixa etária prioritária (25 a 64 anos), no tratamento adequado da doença e de lesões precursoras em 100% dos casos, além do monitoramento da qualidade do atendimento à mulher.

EXAMES – No último mês de setembro, a SES ampliou a oferta de exames de detecção do câncer do colo do útero (citopatológico cérvico-vaginal – microflora) em todo o Estado. Antes, eram 41 laboratórios cadastrados ao SUS em Pernambuco oferecendo 504.742 exames. Com a assinatura dos novos contratos, foram acrescidos mais 371.472, o que representa um aumento de 73%. Isso também agilizará na liberação dos laudos. Ao todo, serão investidos mais de R$ 2,4 milhões para realização dos novos exames. Somados os valores da rede já contratada, o montante total sobe para R$ 5,8 milhões.

Centros de referência para tratamento dos cânceres de colo do útero e de mama:

Recife: Hospitais Barão de Lucena, das Clínicas, de Câncer de Pernambuco, Universitário Oswaldo Cruz e Instituto de Medicina Integral Professor Fernando Figueira (Imip).

Caruaru: Hospital Regional do Agreste.

Garanhuns: Casa de Saúde e Maternidade Nossa Senhora do Perpétuo Socorro.

Petrolina: Hospital Dom Malan.

GERES - Em comemoração ao Outubro Rosa, a II e XI Geres, durante o mês de conscientização e combate do câncer de mama e colo de útero, promovem a capacitação de cerca de 400 profissionais de saúde. As atividades são em parceria com o Consórcio da Mata Norte e do Agreste Setentrional de Pernambuco (Comanas). Mais de 30 municípios serão beneficiados com a ação. Durante a Semana do Empreendedor da Faculdade de Ciências Aplicadas de Limoeiro (Facal) também serão formadas turmas de discussões sobre a importância dos exames preventivos.