Representantes de diversos municípios do Estado de Pernambuco se reuniram na última sexta-feira (02/03), pela manhã, no auditório da Secretaria Estadual de Saúde (SES), para discutir os encaminhamentos do Plano Operativo Estadual (POE), que visa implementar as ações pela saúde dos adolescentes internados nas unidades da Fundação da Criança e do Adolescente (Fundac).

A oficina foi uma parceria entre a Secretaria de Saúde e a Fundac, e faz parte do trabalho de implantação, no Estado, da Portaria Interministerial MS/SEDH/SEPM n° 1426/2004 e Portaria n° 340/2004. Um conjunto de diretrizes que visa garantir e promover a atenção integral à saúde do adolescente privado de liberdade, respeitando suas necessidades sociais.

Segundo a coordenadora da Unidade de Saúde do Adolescente da SES, Rijane Barros, a reunião desta sexta serviu para resolver as pendências dos Planos Operativos Municipais. “Estávamos esperando a conclusão dessas pendências, pois os planos municipais servirão de base para o nosso plano estadual”, esclareceu.

Além de representantes dos municípios, a reunião contou com a presença de integrantes do Conselho Estadual de Defesa dos Direitos da Criança e do Adolescente e do Conselho Estadual de Saúde. A oficina foi ministrada por técnicos da SES e por uma representante do Ministério da Saúde (MS).

Ainda durante a oficina, foi realizado um balanço dos trabalhos promovidos pela SES até dezembro de ano passado. “A Secretaria deu um grande passo para se habilitar na portaria do Ministério da Saúde, pois já promoveu a pactuação junto aos órgãos responsáveis. O Estado assumiu seus compromissos e os municípios se comprometeram com o plano. Agora é só dar início aos trabalhos”, explicou a representante do MS na área de Saúde do Adolescente, Márcia Lucas.