A Secretaria Estadual de Saúde promove, nesta quarta e quinta-feira (23 e 24/07), no Hotel Canarius, de Gravatá, uma oficina de manejo clínico para pessoas vivendo com HIV/Aids. O objetivo é capacitar profissionais de clínica médica para atuar no acompanhamento desses pacientes.

A ideia da Gerência de Prevenção e Controle da Aids e outras DSTs, responsável pelo treinamento, é ter pessoal habilitado para o chamado Serviço de Atendimento Especializado (SAES), em dez municípios pernambucanos ainda este ano.

De acordo com a técnica Naishe Matos, o Ministério da Saúde dispõe de uma verba de R$ 75 mil/ano, por município, para investir nestes postos de serviço. Neles, o paciente fará o cadastramento e passará a receber, mensalmente, além dos medicamentos, toda a atenção necessária ao tratamento – desde o acompanhamento psicológico até o encaminhamento para outras especialidades médicas, quando necessário.

Além de Gravatá, participam representantes de Carpina, Ipojuca, Abreu e Lima, Vitória, Santa Cruz do Capibaribe, Igarassu, São Lourenço da Mata, Ouricuri e Moreno – estes dois últimos deram início ao treinamento ainda no ano passado.