Pernambuco é o primeiro Estado do Brasil a se mobilizar e realizar uma grande campanha para barrar a chegada do sarampo, doença viral que já fez 44 vítimas na Bahia. Até sábado (20/01), a Secretaria Estadual de Saúde (SES) realiza uma busca ativa pelas pessoas que precisam ser vacinadas. Para isso, serão disponibilizadas 600 mil doses da vacina tríplice (sarampo, rubéola e caxumba) em 266 unidades localizadas em 22 municípios do agreste e sertão. “A nossa intenção é criar uma barreira para evitar que o sarampo chegue ao Estado”, afirmou o secretário estadual de Saúde, Jorge Gomes, em entrevista coletiva para anunciar a ação.

A meta da campanha é atingir 450 mil pessoas de 11 a 49 anos de idade, sobretudo os homens que, diferentemente das mulheres e crianças, não se dirigem freqüentemente aos postos de saúde. Quem já tomou todas as doses da vacina (uma aos 12 meses e o reforço dos 4 aos 6 anos) não é mais necessário se imunizar. “Na dúvida, isto é, quem não se lembra ou não tem o cartão para confirmar, é bom tomar a dose mais uma vez”, ressaltou o secretário executivo de Promoção à Saúde, Cláudio Duarte, lembrando que, ao ser vacinado novamente, o individuo não terá nenhum malefício à sua saúde.

A ação contra o sarampo contará com a distribuição de 50 mil folders, 5 mil cartazes, além de 2 mil manuais médicos com informações importantes para que os profissionais de saúde sabiam diagnosticar precocemente e tratar adequadamente o paciente, controlando a temperatura, nutrição e hidratação do doente. “É preciso que os médicos participem também do nosso sistema de vigilância, notificando os casos à secretaria municipal, que, por sua vez, entrará em contato conosco”, disse Cláudio Duarte.

Uma novidade no combate à propagação da doença é a implantação de uma Unidade de Resposta Rápida (URR) na gerência de vigilância epidemiológica. Entrando em contato com o número 0800-281-3041, os profissionais de saúde poderão tirar dúvidas sobre casos suspeitos e formas de tratamentos. A central telefônica funcionará todos os dias, das 8h às 17h.

A campanha, cujo slogan é “Não permita que o sarampo entre em Pernambuco: vacine-se”, será desenvolvida nos municípios de Caruaru, Ibimirim, Inajá, Jatobá, Petrolândia, Tacaratu, Belém do São Francisco, Salgueiro, Afrânio, Cabrobró, Dormentes, Lagoa Grande, Orocó, Petrolina, Santa Maria da Boa Vista, Araripina, Ouricuri, Parnamirim, Trindade, Ipubi, Floresta e Itacuruba. A escolha das cidades se deu por elas possuírem grande fluxo de pessoas e caminhoneiros (como Caruaru e os municípios ligados ao pólo gesseiro do Estado) ou por fazerem fronteira com o estado da Bahia.

O sarampo é uma doença altamente contagiosa, de natureza viral, transmitida através das secreções expelidas ao tossir, espirrar, falar ou respirar. É caracterizada pela aparição de manchas vermelhadas na pele, febre alta, coriza e conjuntivite. Em casos mais graves, pode provocar infecção no ouvido, pneumonia e encefalite, podendo levar a óbito.

Hipótese – Os casos registrados desde novembro do ano passado, nas cidades de João Dourado, Senhor do Bonfim, Filadélfia e Irecê, na Bahia, interromperam a marca de cinco anos sem a enfermidade no País, conseguida através da implantação, em 1999, do Plano Nacional de Erradicação do Sarampo. Em Pernambuco, não havia registro da doença desde 2000.
O provável aparecimento do surto epidêmico, de acordo com o secretário executivo Cláudio Duarte, se deu a partir de um cidadão da África do Sul, que se encontrava trabalhando em minas de esmeralda na Bahia. O tipo do vírus (D-4) do sarampo encontrado nos exames realizados naquele estado corresponde ao que circula atualmente na África e Europa. Os sintomas do D-4 não diferem dos causados pelo tipo viral brasileiro.