Representantes de 50 municípios de Pernambuco participaram no último dia 15/03, durante manhã e tarde, no Hotel Jangadeiro, em Boa Viagem, de uma oficina de preparação para a Semana de Mobilização Contra a Dengue. O evento, promovido pela Secretaria Estadual de Saúde, contou com a participação do secretário Jorge Gomes, teve o objetivo de objetivo de discutir e traçar estratégias e ações para a semana de 26 a 31 de março.

Serão seis dias de mobilização intensa para conscientização e sensibilização da sociedade em relação ao combate à doença. A principal força para a realização desta semana serão as parcerias. Este ano, a SES contará com o apoio de várias empresas e de órgãos públicos e privados, incluindo shopping centers, supermercados, sindicatos, bancos, Correios, EMTU e outros parceiros. O secretário Jorge Gomes abriu o encontro falando da importância de um trabalho conjunto entre os governos e sociedade civil para que a mobilização ganhe força. “Precisamos envolver a comunidade e trabalhar não só a forma de como tratar a doença, mas de como evitar os focos”, acrescentou o secretário.

A ação deverá envolver 50 municípios, dando tratamento prioritário àqueles que tenham registrado, recentemente, o maior número de casos da doença. Entre as estratégias para a Semana de Mobilização, está a distribuição de matérias educativos, como bonés, camisas, imãs de geladeira, cartazes e a novidade de se trabalhar um gibi para as crianças, que será entregue nas escolas. “É importante que elas levem o assunto para ser discutido em casa. As famílias têm que ficar atentas para não deixar acumular água em recipientes e locais propícios”, disse o secretário-executivo de Gestão e Vigilância em Saúde, Cláudio Duarte.

O coordenador nacional do Programa de Controle da Dengue, Giovanini Coelho, falou sobre o perfil epidemiológico da dengue no Brasil e sobre os obstáculos no controle da doença, como clima favorável do Brasil. “O que devemos fazer é trabalhar estratégias de continuidade e de intensificação das ações de combate”.

Dengue no Estado - Este ano, até agora, o Estado registrou 237 casos de dengue clássica e três de dengue hemorrágica, sem óbitos. Já em 2006, no mesmo período, foram registrados 262 casos de dengue clássica, nenhum caso de dengue hemorrágica e nenhum óbito. Pernambuco não está entre os Estados com maiores índices no Brasil, mas mesmo assim as estatísticas mostraram um crescimento da doença nos períodos chuvosos, o que justifica uma constante vigília das secretarias municipais de saúde, responsáveis pelo controle do mosquito transmissor.