Abordagem médica do suicídio. Este é o título da primeira aula ministrada no Hospital Ulysses Pernambucano, referência estadual no tratamento de pacientes psiquiátricos em Pernambuco. Entre os dias 24 e 25 de janeiro, os funcionários e técnicos em saúde do HUP foram capacitados no tema, no auditório Marlene Vila Ramos, na própria instituição.

Visando atender as diretrizes da portaria 1876 do Ministério da Saúde, de 18 de agosto de 2006, o HUP está capacitando seu corpo de profissionais que lidam diretamente com os pacientes na prevenção do suicídio. Participaram médicos psiquiatras, clínicos, psicólogos, assistentes sociais, terapeutas ocupacionais, enfermeiros, nutricionistas, educadores físicos, residentes e estagiários.

Entre outros temas, foram abordados procedimentos que devem ser seguidos, desde a investigação de um possível caso até o momento da internação, quando for o caso. “Quarta-feira, no primeiro dia, tivemos uma boa participação do núcleo de funcionários, que se demonstraram interessados em discutir o tema”, comenta Ana Maria Coutinho, diretora do Ulysses Pernambucano, que também lembra o fato do número de suicídios ter aumentado em todo o país.

Um dos pontos abordados durante as duas horas de aula foi a valorização dos casos de tentativa de suicídio. “Temos que tem consciência que qualquer intenção de suicídio relata que esse paciente tem chances de futuramente conseguir realizá-lo”, enfatiza a diretora.

Outros temas de caráter técnico, como a identificação dos casos futuros em potencial, o tratamento e vigilância de pacientes agressivos que requerem maiores cuidados também compuseram a programação dos dois dias de aulas. Mas a diretora do HUP lembra que “diferente do que é explorado pela ficção, em nenhum desses casos se usa ainda a conhecida camisa-de-força. Hoje, são adotados outros materiais para a contenção do paciente que expresse violência, mais confortáveis ao paciente”.

Todos os participantes receberão certificados do curso. E o hospital ainda pretende dar continuidade com o ciclo de capacitações abordando temas como transtorno de humor, depressão e o papel do cuidador, no mês de fevereiro. “Nesta próxima turma vamos convidar também os parentes de interno para acompanhar as aulas”, conclui Ana, sobre os benefícios para os pacientes que têm seus familiares melhor informados das suas doenças e tratamento.

O HUP conta com um quadro de aproximadamente 300 funcionários, para tratar dos internos e dos casos de emergência. O hospital abriga 160 pacientes internos e calcula uma média de 100 atendimentos na emergência por mês.