A Secretaria Estadual de Saúde adotou uma simples e perfeita equação matemática para o período dos festejos de Momo: Carnaval + educação = segurança na diversão. Além de reforçar os hospitais e a rede pública para dar o melhor atendimento aos usuários do SUS, o órgão intensificou as campanhas educativas e de prevenção para os milhares de turistas que chegam a Pernambuco atraídos pelo melhor Carnaval do mundo. Desta quinta-feira (15/02) até sábado (17/02), das 9h às 11h, técnicos da saúde distribuirão materiais educativos e orientarão as pessoas que desembarcam no Aeroporto Internacional dos Guararapes/Gilberto Freyre.

O Governo do Estado estima receber algo entre 600 mil e 1 milhão de turistas. Uma considerável parcela aterrissa no aeroporto. saguão de desembarque, eles deverão receber folhetos explicativos e cartazes, com telefones úteis e orientações para procurarem, em caso de necessidade, um dos pontos de saúde nos focos de folia e, em eventos mais graves, as Grandes Emergências do Estado.

“Dentro das circunstâncias em que vivemos, temos a obrigação de orientar o turista para que ele possa de fato se prevenir e se orientar”, afirmou o gerente da primeira Regional de Saúde, Paulo Victor. “Mas o folião da região metropolitana do Recife não será esquecido. Ele também vai receber orientações”, acrescentou.

Além do aeroporto Gilberto Freyre, a ação da SES também estará presente no metrô, no Terminal Integrado de Passageiros (TIP) e nos shoppings Recife, Boa Vista e Guararapes. No sábado, contudo, não haverá ação educativa nesses locais. Da mesma forma que no aeroporto, a população local será orientada a respeito dos riscos das doenças sexualmente transmissíveis e informações de locais de atendimentos.

No total, foram disponibilizados 97 profissionais para trabalharem nas ações de informação, educação e comunicação da SES. Serão distribuídos, ao todo, 60 mil kits contendo preservativos, com folders explicativos sobre os locais de atendimentos de emergência e informações de prevenção.

Telefones úteis

1ª GERES – 3242- 5937