As crianças internadas na pediatria do Hospital Barão de Lucena (HBL) ganharam um verdadeiro presente de natal, no dia 20/12. Isso porque foi inaugurado o Espaço Cultural Kibon. O ambiente é um auxiliar no tratamento das cerca de 200 crianças que são internadas mensalmente na pediatria do HBL. A idéia é que, ao mesmo tempo em que brinquem, as crianças possam realizar atividades que estimulem o desenvolvimento visual, motor, social e cultural.

O espaço é o resultado de uma parceria entre o Hospital Barão de Lucena e a Kibon Sorvane, através do projeto Ação Cultural de Coração a Coração. Enquanto a empresa disponibilizou os brinquedos e os recursos, o HBL contribuiu com a reformulação da sala para o novo ambiente.  

Com uma área de 15m, o projeto do Espaço Cultural foi realizado levando em consideração o ambiente hospitalar e as patologias das crianças. “Além de ter sido dividido em algumas áreas distintas, como música, audiovisual e artesanato, os brinquedos são todos de fácil higienização e manipulação, pois as crianças poderão brincar com eles no local e até no próprio leito”, explicou a coordenadora de marketing da Projeto Criando com Palitos, Caroline Pelegrini.

Assistidos por uma terapeuta ocupacional e uma brinquedista (profissional especializado em brincar com crianças), os pequenos pacientes poderão fazer uso da mobília do espaço, além de utilizar a televisão, aparelho de DVD, armário, livros, jogos, mesas e cadeiras apropriadas. “Esses recursos não são apenas entretenimento. É também tratamento”, enfatizou a chefe da Pediatria do Barão de Lucena, Valéria Bezerra. “No mundo inteiro, esse brincar supervisionado, como o que teremos aqui, tem ajudado na melhora da recuperação das crianças”, acrescentou.