O governador Mendonça Filho e o secretário estadual de Saúde, Gentil Porto, inauguram no dia 21/12, a reforma da Unidade Mista Francisco Chateaubriand, localizada no município de Carpina, na Mata Norte. O hospital passou por uma ampla reforma e ganhou novos equipamentos, totalizando um investimento de R$ 1,5 milhão, sendo metade do Tesouro Estadual, através da Secretaria Estadual de Saúde, e metade saída dos cofres do município.


A Unidade Mista de Carpina, como é mais conhecida, é uma referência não só para os pacientes do município, mas também de cidades vizinhas, como Nazaré da Mata, Paudalho, Araçoiaba, Tracunhaém e Lagoa de Itaenga. Ela atende a uma média de 300 pacientes por dia e ampliará sua capacidade de atendimento com a reforma, que se iniciou em julho deste ano. “Não só atenderemos mais pessoas, como também atenderemos com maior qualidade e conforto para a população, já que ampliamos os espaços, aumentamos o número de salas para consulta e adquirimos aparelhos como raio- x e ecocardiograma”, explica a secretária de Saúde de Carpina, Monalisa Feliciano.

No dia 21/12, foi  inaugurada a primeira etapa da obra (mais da metade de todo o serviço), que é a reforma de toda a estrutura física, hidráulica e elétrica, além de aumento e readequação, de acordo com as normas da Anvisa, dos ambulatórios. Grande parte das enfermarias também foi modificada para melhor atender a população. A próxima etapa, que será concluída em fevereiro de 2007, é a finalização das enfermarias, do bloco cirúrgico e dos corredores da unidade.

Além da verba na parte estrutural, a Secretaria Estadual de Saúde liberou verba para a compra de equipamentos como leitos, focos cirúrgicos, mesas cirúrgicas, desfibriladores e monitores cardíacos. Com 150 funcionários, o hospital oferece consultas em Clínica Médica , Ginecologia, Obstetrícia e Pediatria e cirurgia de emergência em Pediatria, Clínica Geral e Obstetrícia.