A Gerência de Saúde do Homem e do Idoso (da Pessoa Idosa) (GSHI) é responsável pela implantação/implementação das políticas públicas voltadas à saúde da população masculina e das pessoas idosas, atuando no acompanhamento e apoio técnico às secretarias municipais de saúde, na elaboração das suas respectivas políticas municipais, com ênfase à promoção, prevenção, manutenção e recuperação da saúde das populações alvo. A pasta ainda atua como multiplicadora das informações entre os atores da saúde, no propósito de ampliar e consolidar a rede de assistência. 

 

Saúde do Homem  

 

Culturalmente, a população masculina, em sua maioria, procura os serviços de urgências e de emergências, como principal forma cuidados à sua saúde, priorizando ações curativas em detrimento das preventivas. Entre as principais causas de morbimortalidade dessa população, estão: as causas externas (violências e acidentes) e as doenças cardiovasculares.  

 

A Política Nacional de Atenção Integral à Saúde do Homem (PNAISH) visa promover a melhoria das condições de saúde masculina, contribuindo, de modo efetivo, para o aumento da procura aos serviços de saúde, prioritariamente da Atenção Primária, bem como na transformação de condutas profissionais relacionados ao acolhimento aos homens nesses serviços, trilhando um caminho que, baseado na mudança das relações de gênero e de aspectos socioculturais, conduzirá à redução da morbimortalidade dessa população. 

 

Neste sentido, a GSHI vem contribuindo para a oferta de um cuidado mais qualificado e integral aos homens de 20 a 59 anos, população-alvo da PNAISH, a qual representa 25% da população pernambucana. A pasta se pauta em um modelo de atenção baseado na prevenção de agravos e promoção da saúde, com ênfase nas abordagens coletivas, entendendo que muito além do fator biológico e funcional, estão envolvidos no processo saúde-doença os aspectos sociais, ambiental, econômico.  

 

Saúde da Pessoa Idosa  

 

A fim de promover o envelhecimento ativo e saudável, a GSHI trabalha apoiando práticas que previnam agravos, promovam, mantenham e recuperem a saúde das pessoas idosas, levando em consideração a capacidade funcional desta população.  

 

Nesta perspectiva, a GSHI, tendo como alicerce a Política Nacional de Saúde da Pessoa Idosa, contribui para a oferta de um cuidado com mais qualidade e de forma integral à pessoa idosa (a qual representa cerca de 10% da população pernambucana com 60 anos ou mais), qualificando profissionais, bem como construindo estratégias intersetoriais para o aprimoramento do cuidado e para o fortalecimento dos direitos dessa população.  

 

Através do apoio à adoção a um modelo de atenção com ênfase em abordagens coletivas, na participação social e com estímulo à corresponsabilidade e acompanhamento das famílias ao processo saúde-doença e na vida das pessoas idosas, busca-se a longevidade da população pernambucana com qualidade, com o estímulo à individualidade, independência e autonomia da pessoa idosa.  

 

Gerência de Saúde do Homem e do Idoso (da Pessoa Idosa) 

Gerente: Valeria Pastor 

Telefone: (81) 3184.0611 

E-mail: gshisespe.equipe@gmail.com

Aplicativos

Nenhum documento para download encontrado.