Estimular a adoção de hábitos saudáveis básicos e essenciais à saúde, como a higiene oral pela escovação dos dentes, até a prevenção de traumas de face e câncer de boca. Essas são algumas das atribuições da Coordenação de Saúde Bucal, que busca ampliar o acesso da população a ações e serviços que garantam as linhas de cuidados necessários aos ciclos de vida para um sorriso saudável. Na prática, a pasta é responsável pela assessoria técnica e pela capacitação das equipes de saúde bucal dos municípios, que trabalham de forma integrada com as políticas e programas nacionais.
 
Em 2011, a Coordenação auxiliou na estruturação da Política Estadual de Saúde Bucal, que, ate 2014 investirá R$ 18 milhões em diversas ações. Entre os projetos, novas urgências odontológicas, funcionando 24h no Estado. Até o momento, já estão em atendimento 11 serviços: nas Unidades de Pronto Atendimento (UPAs) de Nova Descoberta, Curado, Olinda, Jardim Paulista, Engenho Velho e Petrolina; e nos hospitais regionais de Limoeiro, Garanhuns, Salgueiro, Serra Talhada e Palmares. Juntos, eles fazem mais de de 80 mil atendimentos por ano.
 
A Política Estadual de Saúde Bucal também prevê o apoio e estimulo aos municípios para implantação de laboratórios regionais de próteses dentárias, com 44 serviços já em funcionamento, distribuição de kits dentários (escova, creme dental e cartilhas educativas) para os trabalhadores da cana de açúcar e seus familiares, atendidos pelo Programa Chapéu de Palha e a fluoretação das águas para redução de 50% da incidência de cárie na população.
 
BUCAL – A Coordenação também acompanha as ações realizadas na atenção primária e na secundária realizadas nos Centros de Especialidades Odontológicas (CEOs), com serviços como periodontia especializada (tratamento da gengiva), endodontia (tratamento de canal), cirurgias orais menores e estomatologia com foco nas lesões da cavidade oral e prevenção do câncer de boca e atendimento de pessoas com necessidades especiais e fornecimento de prótese dentária.
 
Exemplos de ações:
 
- Enfrentamento do câncer de boca, a partir da defesa do ambiente livre de fumo;
- Prevenção da cárie dental, pelo estímulo à adoção de medidas preventivas individuais;
- Enfrentamento dos traumas orofaciais, pela prevenção de acidente e violência.
 
Coordenação de Saúde Bucal
Coordenação: Paulo César Oliveira
Telefone: (81) 3184.0579 / 0580

Aplicativos

Nenhum documento para download encontrado.