A Gerência de Saúde da Criança e do Adolescente tem como missão planejar, coordenar, assessorar, monitorar e avaliar a execução dos programas e estratégias que abrangem a saúde de crianças e adolescentes, assim como a vigilância à segurança alimentar e nutricional, para melhoria da assistência, prevenção de agravos, redução da morbimortalidade e promoção da saúde em Pernambuco.

Monitoramento da Criança de Risco

Busca reduzir a mortalidade infantil no Estado por meio do monitoramento de crianças menores de 1 ano que estejam inseridas dentro de critérios que aumentem a probabilidade do adoecimento e morte das mesmas. São eles: baixo peso, prematuridade, desnutrição moderada e grave, filhos de mães adolescentes, residentes em micro-áreas de risco. Essas crianças são acompanhadas dentro da Unidade de Saúde da Família de forma diferenciada.

Aleitamento Materno

Tem por objetivo a promoção, proteção e apoio ao aleitamento materno, a partir das seguintes ações:

- Bancos de leite, que funcionam para garantir a alimentação adequada a bebês que nascem prematuros e de baixo peso e encontram-se em Unidades de Cuidados Especiais (UTI/UCI);

- Hospital amigo da criança, iniciativa criada no intuito de estimular os hospitais/maternidades a incorporarem critérios de qualificação ligados ao cuidado com a mãe e com a criança, voltados para as práticas de apoio à amamentação;

Assistência ao Recém-Nascido (Método Canguru)

Visa a atenção humanizada à assistência ao bebê prematuro e de baixo peso, melhorando o vínculo entre mãe e filho, diminuindo o tempo de separação, estimulando a prática de aleitamento, diminuindo o risco de infecção e a permanência do bebê no hospital. Percorre três etapas, sendo a inicial já dentro da Unidade de Terapia Intensiva. Depois, ocorre o alojamento conjunto tardio e a acompanhamento mesmo após a alta hospitalar.

Triagem Neonatal

Promove capacitações para os profissionais de saúde junto com o Laboratório Central de Pernambuco (Lacen), no intuito de implantar postos de coleta do teste do pezinho. O objetivo é detectar precocemente algumas doenças congênitas graves, como fenilcetonúria, hipotireoidismo congênito, anemia falciforme e fibrose cística.

Atenção Integrada às Doenças Prevalentes na Infância (Aidpi)

Busca integrar atividades de promoção, prevenção, identificação de sinais clínicos que permitam uma avaliação e classificação adequada das doenças prevalentes na infância.

Vigilância do Óbito Infantil e Fetal

Visa a formação dos comitês de investigação do óbito infantil e fetal em cada Gerência Regional de Saúde (Geres) e município, bem como a análise junto com a vigilância epidemiológica dos óbitos evitáveis.

Adolescente

Promove ações voltadas para a implantação, implementação e execução da assistência integral da saúde do adolescente.

Programa Minha Certidão

Promovido em parceria com a Secretaria de Desenvolvimento Social e Direitos Humanos (SDSDH), além da Corregedoria-Geral de Justiça de Pernambuco (TJPE/CGJ), Agência Estadual de Tecnologia da Informação (ATI) e a Associação dos Registradores Civis de Pessoas Naturais (Arpen-PE). O programa busca erradicar o sub-registro de nascimento.

Gerência de Saúde da Criança e do Adolescente
Gerente: Alessandra Fam
Telefone: (81) 3184.0569

Aplicativos

Nenhum documento para download encontrado.