Vinculada à Diretoria de Políticas Estratégicas, a Coordenação de Segurança Alimentar e Nutricional Sustentável (CSANS) tem a missão de promover, coordenar e desenvolver estratégias voltadas para a implantação, monitoramento e avaliação de ações e serviços de combate aos problemas nutricionais (desnutrição, obesidade e carências de micronutrientes).

Essas ações estão embasadas na Política Nacional de Alimentação e Nutrição (PNAN), criada em 1999 e atualizada em 2012. Além disso, a coordenação articula ações intersetoriais, no âmbito das secretarias de Estado, Gerências Regionais de Saúde (Geres) e municípios. Em Pernambuco, a CSANS atua por meio dos seguintes programas:

Sisvan Web

É o sistema informatizado de vigilância alimentar e nutricional para registro das informações do estado nutricional e consumo alimentar dos usuários que frequentam as Unidades Básicas do SUS da região. Seu objetivo principal é captar dados contínuos sobre as condições nutricionais e alimentares da população atendida. Por meio do Sisvan Web todos os ciclos de vida podem ser monitorados. Em 2012, foram realizadas cinco oficinas sobre Sistemas de Informação em Alimentação e Nutrição, nos municípios das I, II, III, IV e V Geres, com o propósito de fortalecer essas plataformas nos municípios

Condicionalidades do Programa Bolsa Família na Saúde

A CSANS monitora o acompanhamento de crianças menores de 7 anos e gestantes beneficiadas no programa Bolsa Família, informando aos gestores municipais, pelas das Regionais de Saúde, a situação de cada localidade. Sendo realizada em 2012, 05 oficina sobre condicionalidade da saúde no Programa Bolsa Família para Municipios com dificuldade de alcançar a meta e o II Encontro Intersetorial  Estadual do programa Bolsa Família.

Brasil Carinhoso

Faz parte do Plano Brasil sem Miséria, que pretende diminuir em 10% os casos de anemia e em 5% a deficiência de vitamina A nas crianças menores de 5 anos;

Programa Nacional de Suplementação de Vitamina A

Essa iniciativa busca reduzir e erradicar a deficiência nutricional de vitamina A em crianças de 6 a 59 meses de idade e mulheres no pós-parto imediato (antes da alta hospitalar), residentes em regiões consideradas de risco o qual nosso estado encontra-se inserido.

Programa Nacional de Suplementação de Ferro (PNSF)

Consiste na suplementação medicamentosa de ferro para todas as crianças de 6 a 18 meses, e ferro mais AC fólico para gestantes a partir da 20ª semana de gravidez e mulheres até o terceiro mês pós-parto. O objetivo é reduzir a prevalência de anemia por deficiência de ferro em crianças, gestantes e mulheres no pós-parto imediato, por meio de orientação nutricional para as famílias acompanhadas no programa, a fim de aumentar o consumo de alimentos ricos em ferro e vitamina C (responsável pelo aumento da biodisponibilidade do ferro).

Promoção de Alimentação Saudável (PAS)

É uma das linhas de trabalho da CSANS com o objetivo de apoiar os Estados e municípios no desenvolvimento de ações e abordagens para a promoção da saúde e a prevenção de doenças relacionadas à alimentação e nutrição, tendo como enfoque prioritário:

- O resgate de hábitos e práticas alimentares regionais;
- O estímulo à autonomia das pessoas para a escolha e favorecimento à adoção de práticas alimentares (e de vida) saudáveis;
- A valorização da produção e do consumo de alimentos locais de baixo custo e elevado valor nutritivo;

O trabalho também é realizado como um eixo da Estratégia Saúde da Família (ESF), buscando implantar linhas de cuidado em alimentação e nutrição em todas as etapas do ciclo de vida e organizar a área de alimentação e nutrição no nível local, fortalecendo a atitude de vigilância para dar suporte à ESF.

Rede Amamenta e Alimenta Brasil

Estratégia lançada durante o Congresso Mundial de Alimentação e Nutrição em Saúde Coletiva, em abril de 2012, que reforça e incentiva a promoção do aleitamento materno e da alimentação saudável para crianças menores de dois anos no âmbito do Sistema Único de Saúde (SUS). Essa nova estratégia é resultado da união das ações da Rede Amamenta Brasil e a Estratégia Nacional de Promoção da Alimentação Complementar Saudável (ENPACS);  a CSANS participa ainda do Programa Saúde na Escola de forma intersetorial.

Coordenação de Segurança Alimentar e Nutricional Sustentável
Coordenação: Rijane Barros
Telefone: (81) 3184.0601

Aplicativos

Nenhum documento para download encontrado.