O Qualivida é uma coordenação vinculada à secretaria-executiva de Gestão do Trabalho e Educação em Saúde, que se destaca no âmbito da Secretaria Estadual de Saúde por ter um olhar diferenciado, construindo uma nova visão de gestão pautada no cuidado ao indivíduo que trabalha nessa instituição. A coordenação visa alcançar melhores níveis de saúde e qualidade de vida dos servidores, para que sejam obtidos melhores resultados corporativos. Por meio dela, faz-se umapolítica de valorização do trabalhador da área de saúde de forma preventiva e assistencial, com uma melhoria na produtividade individual e coletiva. 
 
Entre os benefícios da gestão de qualidade de vida na Secretaria Estadual de Saúde para a organização: redução do número de faltas no trabalho (absenteísmo), redução do presenteísmo (condição em que o indivíduo comparece ao trabalho, mas pouco ou nada produz), redução dos custos de assistência médica, melhor clima organizacional, melhor imagem da organização, melhores resultados corporativos. Para o servidor, os benefícios são: maior resistência ao estresse, maior autoestima e motivação, melhor desempenho profissional e melhor relacionamento interpessoal. Essa coordenação busca fazer com que todas as unidades de saúde do SUS consolidem uma política de cuidar dos cuidadores. 
 

Os servidores contam, ainda, com posto médico no nível central, com atendimentos de dermatologia, otorrinolaringologia, clínica médica, psiquiatria, oftalmologista, enfermagem e técnicos de enfermagem, além de controle de aferição da pressão arterial e programa de vacinação anual.

 

Unidade de Apoio Psicossocial (Uniaps)
 
Busca estabelecer uma política de valorização do trabalhador da área de saúde de forma preventiva e assistencial, com uma melhoria na produtividade individual e coletiva. Além disso, cria uma rede de apoio biopsicossocial no Estado por meio da implantação dos Núcleos de Apoio Psicossocial (Nuaps), nas Gerências Regionais de Saúde e seus hospitais. 
 
Entre as demandas da Unidade, estão: esgotamento laborativo relacionado ao ambiente de trabalho (estresse, estafa, síndrome de burnout), transtornos psíquicos e/ou comportamentais, dificuldade nas relações interpessoais, absenteísmo, doenças psicossomáticas, outras doenças não especificadas que comprometem o rendimento no trabalho, síndrome de estresse pós-traumático, ganhos secundários e assédio moral. A Uniaps ainda promove atendimentos em grupo (retorno assistido, de família, de preparação para a aposentadoria e de bioenergética). 
 
Qualivida – Saúde, Segurança e Qualidade de Vida
Coordenação: Fúlvia Assunção
Fone: (081) 3184.0044
 
Unidade de Apoio Psicossocial (Uniaps) 
Chefia: Maria Benvinda Gomes de Sá
Fone: (81) 3181.6219 / 3181.6180