A principal atribuição da Coordenação Estadual de Controle das Hepatites Virais é coordenar e executar atividades para prevenção, diagnóstico e tratamento dos casos. As atividades são desenvolvidas com diversos setores da Secretaria Estadual de Saúde (SES) e coordenações municipais, em consonância com os princípios do SUS, assim como entidades da sociedade civil organizada que trabalham com esses agravos.
 
A coordenação desenvolve ações de prevenção junto a algumas instituições através da realização de oficinas, seminários, campanhas de diagnóstico, distribuição de insumos a serviços de referência, aquisição de equipamentos entre outros. Desenvolve ações que ampliam o acesso ao diagnóstico junto ao Lacen em Centros de Testagem e aconselhamento (CTA).
 
A assistência é feita por uma rede de serviços de referência estadual (no município de Recife e Jaboatão dos Guararapes) e municipal (Caruaru, Petrolina, Arcoverde). A distribuição de medicamentos antirretrovirais e outros são realizados pela Assistência Farmacêutica no componente especializado, são garantidos os exames de Carga Viral e Genotipagem para todos os pacientes através do Lacen.
 
A Vigilância Epidemiológica dos casos das Hepatites A, B e C é implementada a partir de oficinas e treinamentos para profissionais das Regionais de Saúde, dos municípios, serviços de saúde e Núcleos de Epidemiologia Hospitalares. A análise dos dados permite a elaboração de boletins que são publicados e possibilita a disseminação das informações, contribuindo para a tomada de decisões no enfrentamento e quebra de cadeia de transmissão das Hepatites Virais.
 
Coordenação Estadual de Hepatites Virais
Coordenação: Adriana Cavalcanti
Fone: (81) 3184.0213
Fax: (81) 3184.0203

Aplicativos

Nenhum documento para download encontrado.