A Vigilância em Saúde do Trabalhador constitui uma área da Saúde Pública que tem como objeto de estudo e intervenção as relações entre o trabalho, o ambiente e a saúde. A área tem como atribuição a análise da situação de saúde do trabalhador, formal ou informal, público ou privado e o desencadeamento de ações de forma articulada com as demais vigilâncias (epidemiológica, sanitária e ambiental).

Toda a rede de saúde é responsável por acolher e assistir o trabalhador acidentado ou adoecido, de acordo com a sua necessidade. Além disso, uma importante atribuição diz respeito à promoção de processos e ambientes de trabalho saudáveis, prevenindo o adoecimento conforme o perfil produtivo predominante nos territórios.
 
Para operacionalizar a Vigilância em Saúde do Trabalhador, a rede estadual conta com os Centros de Referência em Saúde do Trabalhador (Cerest), sendo um estadual e mais oito Cerests Regionais (Recife, Jaboatão dos Guararapes, Cabo de Santo Agostinho, Palmares, Goiana, Caruaru, Ouricuri e Petrolina). Os Cerest têm como atribuição fornecer apoio técnico científico, de forma matricial, como meio de
assegurar retaguarda especializada e suporte técnico pedagógico junto aos profissionais de todos os serviços da rede do SUS existentes, orientando-os nas suas práticas de atenção e vigilância.
 
Vigilância em Saúde do Trabalhador
Gerente: Adriana Guerra
Telefone: (81) 3184.0613
 
Cerest Estadual
Coordenadora: Alyne Lima
Telefone: (81) 3181.6298
 

Aplicativos

Nenhum documento para download encontrado.