Link para o Portal do Governo do Estado de Pernambuco PortalPE - Rádio SEI PortalPE - Serviços Online PortalPE - Últimas Notícias PortalPE - Programas do Governo PortalPE - Secretarias do Estado PortalPE - Perfil do Gorvenador PortalPE - História de Pernambuco

Busca Rápida

Programa de Controle da Esquistossomose e Filariose

Programa de Controle da Esquistossomose e Filariose

Combater a incidência de novos casos dessas doenças em Pernambuco é a principal meta da coordenação do Programa de Controle da Esquistossomose e Filariose. Para isso, o programa realiza, em parceria com os municípios, capacitações para os profissionais de Saúde e também faz análise epidemiológica dos dados coletados no Estado, ao longo do ano.

Essas ações garantem que os medicamentos e kits de diagnóstico – fornecidos pelo Ministério da Saúde (MS) – sejam enviados às áreas de maior demanda por exames e tratamento. Esse monitoramento também possibilita conhecer a situação dessas doenças em cada Gerência Regional de Saúde (Geres), o que é essencial para traçar novas políticas públicas.

A esquistossomose e a filariose são doenças silenciosas que acometem significantemente os municípios pernambucanos, especialmente os localizados no Litoral, considerado área endêmica. Esquistossomose e Filariose são causadas por vermes, e encontram na relação do homem com o meio ambiente suas formas de transmissão.

ESQUISTOSSOMOSE: Seus sintomas mais comuns são febre, dores abdominais, náuseas e sensação de estômago cheio, o que provoca perda de apetite e emagrecimento. O Estado conta com 93 cidades endêmicas, ou seja, com a presença do caramujo transmissor da esquistossomose. Em 2009, Pernambuco registrou 10.452 casos da doença. O maior índice foi registrado na II Geres, com sede em Limoeiro, que diagnosticou 3.572 pessoas com a doença.

Do tamanho aproximado de uma moeda, o caramujo transmissor não tem hábitos terrestres, e não é a mesma espécie encontrada em jardins e quintais. A rotina de vigilância epidemiológica tem por objetivo identificar a presença do animal em lagos, rios, riachos, etc – locais onde o animal pode se desenvolver –, e possibilitar ações no meio ambiente.

FILARIOSE:
Causada pelo verme Wuchereria Bancrofti, a doença é transmitida de uma pessoa infectada para outra por meio da picada da muriçoca. Quatro cidades concentram 95% dos casos no Estado: Recife, Jaboatão, Paulista e Olinda. O agravo mais conhecido gerado por essa doença é a elefantíase, que surge quando o sistema linfático é danificado, comprometendo a circulação e gerando inchaço dos membros inferiores.

Coordenação do Programa de Controle da Esquistossomose e Filariose
Coordenação: Bárbara Morgana
Telefone: (81) 3181.6247
E-mail: esquistossomosepe@gmail.com