Vinculada à Superintendência de Atenção Primária da Secretaria Estadual de Saúde (SES), a Coordenação de Segurança Alimentar e Nutricional Sustentável (CSNAS) tem a missão de promover, coordenar e desenvolver estratégias voltadas para a implantação, monitoramento e avaliação de ações e serviços de combate aos problemas nutricionais que atingem a população pernambucana.
Além disso, a coordenação articula ações intersetoriais, no âmbito das secretarias de Estado, Gerências Regionais de Saúde (Geres) e municípios. Em Pernambuco, a CSANS atua através dos seguintes projetos:
Sisvan WEB
É o sistema informatizado de vigilância alimentar e nutricional para registro das informações do estado nutricional e consumo alimentar dos usuários do SUS da região. Seu objetivo principal é captar dados contínuos sobre as condições nutricionais e alimentares da população atendida. Através do Sisvan WEB todos os ciclos de vida podem ser monitorados.
Condicionalidades do Programa Bolsa Família
A CSANS monitora o acompanhamento de crianças menores de 7 anos e gestantes beneficiadas no programa Bolsa Família, informando aos gestores municipais, através das Regionais de Saúde, a situação de cada município.
Programa Nacional de Suplementação de Vitamina A – Vitamina A Mais
O programa Nacional de Suplementação de Vitamina A busca reduzir e erradicar a deficiência nutricional de vitamina A em crianças de 6 a 59 meses de idade e mulheres no pós-parto imediato (antes da alta hospitalar), residentes em regiões consideradas de risco.
Os objetivos do programa são garantir a eliminação da deficiência de vitamina A; assegurar a suplementação com doses maciças em crianças e puérperas residentes nas áreas de risco; contribuir para o conhecimento das famílias residentes em áreas de risco sobre a deficiência, incentivando o aumento do consumo de alimentos ricos em vitamina A; estabelecer um sistema de monitoramento que permita a avaliação do processo e impacto da suplementação.
Programa Nacional de Suplementação de Ferro (PNSF)
O Programa Nacional de Suplementação de Ferro consiste na suplementação medicamentosa de ferro para todas as crianças de 6 a 18 meses, gestantes a partir da 20ª semana de gravidez e mulheres até o terceiro mês pós-parto.
O objetivo do programa é reduzir a prevalência de anemia por deficiência de ferro em crianças, gestantes e mulheres no pós-parto imediato, através de orientação nutricional para as famílias acompanhadas no programa, a fim de aumentar o consumo de alimentos ricos em ferro e vitamina C (responsável pelo aumento da biodisponibilidade do ferro) bem como a promoção de hábitos alimentares saudáveis controlando as formas moderadas e graves da anemia por deficiência de ferro. Além disso, realizar avaliação do impacto da suplementação na população alvo.
Promoção de Práticas Alimentares Saudáveis
O projeto visa implementar as estratégias de promoção da alimentação saudável nos serviços e práticas de saúde, no planejamento das ações de alimentação e nutrição como também no desenvolvimento local.
O trabalho também é realizado como um eixo da Estratégia Saúde da Família, buscando implantar linhas de cuidado em alimentação e nutrição em todas as etapas do ciclo de vida (criança, adolescente, adulto, idoso) e organizar a área de alimentação e nutrição no nível local, fortalecendo a atitude de vigilância para dar suporte à ESF.
Estratégia Nacional Para Alimentação Complementar Saudável (ENPACS)
A fim de promover as práticas citadas acima, é utilizada a Estratégia Nacional Para Alimentação Complementar Saudável (ENPACS), que tem como objetivo reforçar as ações de aleitamento materno e alimentação complementar para crianças de até 2 anos, através da formação de tutores que serão multiplicadores nos municípios. Tal estratégia vem sendo adotada desde 2009.
A CSANS participa ainda do Programa Saúde na Escola de forma intersetorial.
Coordenação: Rijane Barros
Telefones: (81) 3184.0601 //
E-mail: segurancaalimentarpe@gmail.com