SISTEMAS HOSPITALARES
 
SISAIH01 - Sistema de Captação da Internação: utilizado pelo estabelecimento de saúde onde ocorre o atendimento ao paciente para digitar os dados da internação. 
 
SIHD - Sistema de Informação Hospitalar Descentralizado: utilizado pelos gestores locais (estadual e municipal) para processar a produção de todos os Estabelecimentos de Saúde (ES) sob sua gestão. 
 
Manual do SIH – acesse: http://www2.datasus.gov.br/SIHD
 
Acompanhe o envio dos arquivos de Produção Hospitalar e confira se está em dia, acesse: http://bdnaih.datasus.gov.br/index_rem.cfm
 
SISTEMAS AMBULATORIAIS
 
APAC- Autorização de Procedimento Ambulatorial (Alta complexidade/custo): utilizado pelos estabelecimentos de saúde onde ocorre o atendimento ao paciente para digitar os dados ambulatoriais de forma individualizada e que exige autorização do gestor.
 
BPA - I ou C - Boletim de Produção Ambulatorial – Individualizado ou Consolidado: utilizados pelos estabelecimentos de saúde onde ocorrem os atendimentos, para registro dos procedimentos, conforme Instrumento de Registro indicado na Tabela SUS (SIGTAP).
 
SIA - Sistema de Informações Ambulatoriais do SUS: utilizado pelos gestores locais (estadual e municipal) para processamento das Informações no âmbito ambulatorial, por meio do BPA-C, BPA-I ou APAC. Emite relatórios gerenciais para subsidiar os gestores estaduais e municipais no monitoramento dos processos de planejamento, programação, regulação, avaliação e controle dos serviços de saúde.
 
Manual do BPA – APAC – SIA acesse: http://sia.datasus.gov.br/principal/index.php
 
Acompanhe o envio do arquivo da Produção Ambulatorial e confira se está em dia, acesse: 
 
 
SISTEMA DE COMUNICAÇÃO DE INFORMAÇÃO HOSPITALAR E AMBULATORIAL - CIHA 
 
CIHA01 - Comunicação de Informação Hospitalar e Ambulatorial: utilizados pelos estabelecimentos de saúde como instrumento de coleta de dados relativos às comunicações de informação hospitalar e ambulatorial, financiadas com recursos de fontes externas ao Sistema Único de Saúde – SUS, ou seja, custeada por planos e seguros privados de assistência à saúde.
 
CIHA02 - Comunicação de Informação Hospitalar e Ambulatorial: utilizados pelos gestores locais (estadual e municipal) para processamento dos dados de todos os procedimentos necessários para validação, integração e envio das informações fornecidas pelos estabelecimentos de saúde sob sua gestão.
 
Informação e manual dos sistemas CIHA01 e CIHA02, acesse: