A Secretaria Executiva de Coordenação Geral tem sob sua responsabilidade direta o planejamento, orçamento, as informações estratégicas da SES e política de Ciência e Tecnologia, além de coordenar as ações das 12 Gerências Regionais de Saúde (Geres). Criado em 2008, o órgão teve como missão coordenar ações que envolvessem as outras secretarias-executivas, dando maior coesão e integração aos projetos considerados prioritários pelo secretário estadual de saúde.
 
A secretaria-executiva é composta das diretorias gerais de Planejamento, Informações Estratégicas, Gestão Regional e Ciência e Tecnologia. Ao todo, 38 pessoas estão vinculadas ao órgão.
 
Secretaria-Executiva de Coordenação-Geral
Secretária-executiva: Ana Cláudia Callou
Telefone: (81) 3184.0148
 
Diretoria-Geral de Planejamento
 
A Diretoria-Geral de Planejamento é um órgão de fundamental importância dentro da Secretaria Estadual de Saúde. Composta por 40 profissionais com visão geral e sistêmica do funcionamento do SUS, a DGP coordena todo o processo de captação, disponibilização orçamentária e financeira dos recursos. Sob seu gerenciamento estão a gestão municipal, informações em saúde (banco de dados de internações hospitalares – AIH, por exemplo), orçamento, Comissão IntergestoraBipartite – CIB (formada por municípios e Estado) e a interface entre a SES e o Conselho Estadual de Saúde – CES.
 
A DGP é dividida em quatro gerências: Convênios, Programação e Orçamento, Informação em Saúde e Gestão Municipal. Entre os principais produtos da Diretoria está a coordenação da elaboração e monitoramento do Plano Estadual de Saúde, que norteia todas as ações da gestão estadual. Atualmente, Pernambuco segue as diretrizes do plano para o quadriênio 2012-2015. No seu dia a dia de trabalho, a Diretoria de Planejamento atua em conjunto com as secretarias estaduais de Planejamento (Seplag) e Fazenda (Sefaz), além de programas e convênios firmados com o Ministério da Saúde, municípios, instituições filantrópicas e privadas que prestam serviços ao SUS.
 
Diretor-geral de Planejamento:
Telefone: (81) 3184.0085
 
Diretoria-Geral de Informações Estratégicas
 
Diretoria-Geral de Informações Estratégicas, criada em dezembro de 2008 para dar suporte à Secretaria-Executiva de Coordenação-Geral e Gabinete do Secretário, tem a função de monitorar as informações estratégicas e gerenciais, estruturar e gerenciar sistemas de monitoramento e levantamento de dados. Além de coordenar O Pacto pela Saúde de Pernambuco no Âmbito da SES, estratégia de Governo que visa a melhoria dos indicadores de saúde.
 
É composta por duas gerências: Gerência de Informações Gerenciais e a Gerência de Monitoramento Estratégico.
 
No seu dia a dia de trabalho a Diretoria de Informações estratégicas atua no monitoramento dos indicadores do Pacto pela Saúde e das Medidas Prioritárias de Governo, em conjunto com o Núcleo de Gestão por Resultado da Seplag, além de fazer um interface com todas as Geres e Secretarias Executivas da SES para a produção e análise de informações em Saúde que subsidiem os gestores na tomada de decisão.
 
Diretora-geral de Informações Estratégicas: Inês Costa
Telefone: (81) 3184.0078
 
Diretoria-Geral de Gestão Regional
 
A Diretoria Geral de Gestão Regional, criada, em novembro de 2011,para dar suporte as Geres,tem por função acompanhar o desenvolvimento das ações pertinentes as Gerências Regionais de Saúde, estimular a elaboração e organização de estratégias para o fortalecimento de suas atividades, além de auxiliar as Secretarias Executivas na implantação de projetos prioritários nas Regiões de Saúde. É Composta por duas Gerências de Suporte Regional.
No seu dia a dia a Diretoria De Gestão Regional atua em conjunto com as Geres na implantação da Política de Saúde nas Regiões de Saúde, fortalecendo o processo de regionalização da Saúde.
 
Diretora-geral de Gestão Regional:
Telefone: (81)31840069
 
Diretoria Geral de Ciência e Tecnologia
 
A Diretoria de Ciência e Tecnologia, criada, em fevereiro de 2012, para implantar e fortalecer as ações de Telessaúde e da Economia da Saúde. No campo da Telessaúde visa apoiar, ampliar e fortalecer os componentes Teleassistência, Teleducação e Telegestão, por meio das tecnologias da informação e comunicação (TICs) aplicadas à saúde. E no campo da Economia da Saúde tem conduzido o processo de estruturação do Núcleo Estadual de Economia da Saúde e concomitantemente, os núcleos hospitalares com objetivo principal de implantar a gestão de custos em unidades de saúde integradas à Rede de Atenção à Saúde da Secretaria de Estado de Saúde de Pernambuco, por meio da aplicação da metodologia de apuração de custos do Programa Nacional de Gestão de Custo (PNGC). É composta por: Gerencia de Ciência da Saúde e Gerência de Economia da Saúde.
 
No seu dia a dia a Diretoria de Ciência e Tecnologia atua em conjunto com as áreas Técnicas das Secretarias Executivas da SES fortalecendo a implantação de ações destinadas a melhoria da utilização dos recursos produtivos destinados à estruturação do sistema de saúde.
 
Diretora-geral de Ciência e Tecnologia: Denise Maia
Telefone: (81)31840112

Informações em Saúde

Telessaúde

Diretoria Geral do Núcleo Estadual de Telessaúde
 
A Diretoria do Núcleo Estadual de Telessaúde, vinculada à Secretaria Executiva de Coordenação Geral, foi instituída como responsável pela gestão da política de Telessaúde, que visa favorecer a integração das ações de educação, assistência e gestão, visando à qualificação das redes de atenção à saúde do Sistema Único de Saúde em Pernambuco. 
    

Gerências Regionais de Saúde

 

Para apoiar todos os 184 municípios de Pernambuco mais a ilha de Fernando de Noronha, foram criadas as 12 Gerências Regionais de Saúde (Geres). Cada uma dessas unidades administrativas da Secretaria Estadual de Saúde é responsável por uma parte das cidades, atuando de forma mais localizada na atenção básica, na reestruturação da rede hospitalar, nas ações municipais, no combate à mortalidade infantil e às diversas endemias. O modelo de gestão da Saúde permite que as particularidades de cada região recebam atenção na hora de decidir ações e campanhas.

VIII Geres promove oficina para profissionais de Afrânio

Objetivo é estreitar laços e ajudar na melhora dos indicadores

SES lamenta falecimento de esposo de secretária executiva do CES

Velório e enterro serão realizados no Cemitério de Camaragibe

VIII Geres acolhe novos gestores de saúde

Dos sete municípios da base, seis possuem novos gestores

CES realiza primeira reunião de 2017

SES reafirma compromisso com a participação Social no SUS

SES promove acolhimento na IV Geres

Gestores conheceram estrutura de saúde da Região

Acolhimento da I Geres no passo do frevo

SES esteve representada por Ana Cláudia Callou

XII Geres visita dez municípios da região de Goiana

Objetivo era estreitar laços e discutir especificidades

Páginas

Subscrever RSS - Secretaria-Executiva de Coordenação Geral