A Secretaria Executiva de Gestão Estratégica e Participativa tem sob sua responsabilidade direta o planejamento, orçamento, as informações estratégicas da SES e política de Ciência e Tecnologia, além de coordenar as ações das 12 Gerências Regionais de Saúde (Geres). Criado em 2008, o órgão teve como missão coordenar ações que envolvessem as outras secretarias-executivas, dando maior coesão e integração aos projetos considerados prioritários pelo secretário estadual de saúde.
 
A secretaria executiva é composta das diretorias gerais de Planejamento, Informações Estratégicas, Gestão Regional e Ciência e Tecnologia.
 
Secretaria Executiva de Gestão Estratégica e Participativa
Secretário executivo: Humberto Antunes
Telefone: (81) 3184.0148
 
 
DIRETORIA GERAL DE PLANEJAMENTO E GESTÃO PARTICIPATIVA
 
A Diretoria Geral de Planejamento e Gestão Participativa é o setor responsável pela coordenação da definição das estratégias da secretaria, promovendo o alinhamento da gestão com as prioridades da sociedade e as estabelecidas no planejamento de Governo do Estado. Coordena também os processo de captação recursos e elaboração dos orçamentos anuais e plurianuais, bem como gerenciamento da programação orçamentária e financeira, responsáveis pelo financiamento das ações do órgão.
 
É dividida em três gerências: Gerência de Gestão Estratégica e Participativa, Gerência de Programação e Orçamentação e Gerência de Convênios. A Gerência de Gestão Estratégica coordena o processo de elaboração e monitoramento dos instrumentos legais de planejamento, dentre eles o Plano Estadual de Saúde (PES), que norteia todas as ações da gestão estadual de saúde. A Gerência de Programação e Orçamentação participa da construção da Lei Orçamentária Anual (LOA) e do Plano Plurianual (PPA) e articula, pactua e acompanha a execução das ações ligadas ao orçamento e a programação financeira do Fundo Estadual de Saúde, junto as Secretarias de Planejamento (SEPLAG) e da Fazenda (SEFAZ). A Gerência de Convênios é responsável pela Captação de Recursos provenientes de programas,  transferência voluntárias e emendas parlamentares junto ao Governo Federal para a Saúde do Estado de Pernambuco. Dentro das suas atribuições destacamos a celebração de Convênios e Contratos de Repasse, acompanhamento de suas execuções e prestação de contas dos recursos recebidos.
 
Diretora geral de Planejamento e Gestão Participativa: Camila Borges
Telefone: (81) 3184.0085
 
 
DIRETORIA GERAL DE INFORMAÇÕES ESTRATÉGICAS
 
Diretoria Geral de Informações Estratégicas, criada em dezembro de 2008 para dar suporte à Secretaria Executiva de Gestão Estratégica e Partivipativa e Gabinete do Secretário, tem a função de monitorar as informações estratégicas e gerenciais, estruturar e gerenciar sistemas de monitoramento e levantamento de dados. Além de coordenar O Pacto pela Saúde de Pernambuco no Âmbito da SES, estratégia de Governo que visa a melhoria dos indicadores de saúde.
 
É composta por duas gerências: Gerência de Informações Gerenciais e a Gerência de Monitoramento Estratégico.
 
No seu dia a dia de trabalho a Diretoria de Informações estratégicas atua no monitoramento dos indicadores do Pacto pela Saúde e das Medidas Prioritárias de Governo, em conjunto com o Núcleo de Gestão por Resultado da Seplag, além de fazer um interface com todas as Geres e Secretarias Executivas da SES para a produção e análise de informações em Saúde que subsidiem os gestores na tomada de decisão.
 
Diretora geral de Informações Estratégicas: Inês Costa
Telefone: (81) 3184.0078
 
 
DIRETORIA GERAL DE GESTÃO REGIONAL
 
A Diretoria Geral de Gestão Regional, criada, em novembro de 2011, para dar suporte as Geres, tem por função acompanhar o desenvolvimento das ações pertinentes as Gerências Regionais de Saúde (geres), estimular a elaboração e organização de estratégias para o fortalecimento de suas atividades, além de auxiliar as Secretarias Executivas na implantação de projetos prioritários nas Regiões de Saúde. É Composta por duas Gerências de Suporte Regional.
No seu dia a dia a Diretoria De Gestão Regional atua em conjunto com as Geres na implantação da Política de Saúde nas Regiões de Saúde, fortalecendo o processo de regionalização da Saúde.
 
Diretora geral de Gestão Regional: Luciana Figuerôa
Telefone: (81) 3184.0069
 
 
DIRETORIA GERAL DE CIÊNCIA E TECNOLOGIA
 
A Diretoria de Ciência e Tecnologia, criada, em fevereiro de 2012, para implantar e fortalecer as ações de Telessaúde e da Economia da Saúde. No campo da Telessaúde visa apoiar, ampliar e fortalecer os componentes Teleassistência, Teleducação e Telegestão, por meio das tecnologias da informação e comunicação (TICs) aplicadas à saúde. E no campo da Economia da Saúde tem conduzido o processo de estruturação do Núcleo Estadual de Economia da Saúde e concomitantemente, os núcleos hospitalares com objetivo principal de implantar a gestão de custos em unidades de saúde integradas à Rede de Atenção à Saúde da Secretaria de Estado de Saúde de Pernambuco, por meio da aplicação da metodologia de apuração de custos do Programa Nacional de Gestão de Custo (PNGC). É composta por: Gerencia de Ciência da Saúde e Gerência de Economia da Saúde.
 
No seu dia a dia a Diretoria de Ciência e Tecnologia atua em conjunto com as áreas Técnicas das Secretarias Executivas da SES fortalecendo a implantação de ações destinadas a melhoria da utilização dos recursos produtivos destinados à estruturação do sistema de saúde.
 
Diretora geral de Ciência e Tecnologia: Ducineide Oliveira
Telefone: (81) 3184.0112

Informações em Saúde

Diretoria Geral do Núcleo Estadual de Telessaúde

A Diretoria Geral do Núcleo Estadual de Telessaúde, vinculada à Secretaria Executiva de Coordenação Geral, foi instituída como responsável pela gestão da política de Telessaúde, que visa favorecer a integração das ações de educação, assistência e gestão, visando à qualificação das redes de atenção à saúde do Sistema Único de Saúde em Pernambuco.
 

Gerências Regionais de Saúde

 

Para apoiar todos os 184 municípios de Pernambuco mais a ilha de Fernando de Noronha, foram criadas as 12 Gerências Regionais de Saúde (Geres). Cada uma dessas unidades administrativas da Secretaria Estadual de Saúde é responsável por uma parte das cidades, atuando de forma mais localizada na atenção básica, na reestruturação da rede hospitalar, nas ações municipais, no combate à mortalidade infantil e às diversas endemias. O modelo de gestão da Saúde permite que as particularidades de cada região recebam atenção na hora de decidir ações e campanhas.

Chalé da Saúde atua na prevenção aos acidentes de trânsito no FIG

Ações educativas buscam auxiliar na diminuição das ocorrências

FIG: Chalé da Saúde alerta para prevenção de acidentes de trânsito

Nas noites de Garanhuns, atividades levam alegria e informação ao público

Delegados da Macrorregional do Agreste participam da 9ª CES

Garanhuns sediou etapa macrorregional, com representantes de cerca de 50 municípios

9ª Conferência Estadual de Saúde começa nesta terça

Secretário estadual de Saúde, André Longo, abrirá a programação

Telessaúde: SES lança grupo em economia da saúde

Núcleos de Telessaúde e Economia da Saúde coordenam grupo na Rute

Telessaúde: SES lança grupo em economia da saúde

Núcleos de Telessaúde e Economia da Saúde coordenam grupo na Rute

Conferência de Saúde: Olinda sedia 2ª Etapa

Evento é preparatório para a 9ª Conferência Estadual de Saúde

Páginas

Subscrever RSS - Secretaria Executiva de Gestão Estratégica e Participativa