A Secretaria Executiva de Gestão Estratégica e Participativa tem sob sua responsabilidade direta o planejamento, orçamento, as informações estratégicas da SES e política de Ciência e Tecnologia, além de coordenar as ações das 12 Gerências Regionais de Saúde (Geres). Criado em 2008, o órgão teve como missão coordenar ações que envolvessem as outras secretarias-executivas, dando maior coesão e integração aos projetos considerados prioritários pelo secretário estadual de saúde.
 
A secretaria executiva é composta das diretorias gerais de Planejamento, Informações Estratégicas, Gestão Regional e Ciência e Tecnologia.
 
Secretaria Executiva de Gestão Estratégica e Participativa
Secretário executivo: Humberto Antunes
Telefone: (81) 3184.0148
 
 
DIRETORIA GERAL DE PLANEJAMENTO E GESTÃO PARTICIPATIVA
 
A Diretoria Geral de Planejamento e Gestão Participativa é o setor responsável pela coordenação da definição das estratégias da secretaria, promovendo o alinhamento da gestão com as prioridades da sociedade e as estabelecidas no planejamento de Governo do Estado. Coordena também os processo de captação recursos e elaboração dos orçamentos anuais e plurianuais, bem como gerenciamento da programação orçamentária e financeira, responsáveis pelo financiamento das ações do órgão.
 
É dividida em três gerências: Gerência de Gestão Estratégica e Participativa, Gerência de Programação e Orçamentação e Gerência de Convênios. A Gerência de Gestão Estratégica coordena o processo de elaboração e monitoramento dos instrumentos legais de planejamento, dentre eles o Plano Estadual de Saúde (PES), que norteia todas as ações da gestão estadual de saúde. A Gerência de Programação e Orçamentação participa da construção da Lei Orçamentária Anual (LOA) e do Plano Plurianual (PPA) e articula, pactua e acompanha a execução das ações ligadas ao orçamento e a programação financeira do Fundo Estadual de Saúde, junto as Secretarias de Planejamento (SEPLAG) e da Fazenda (SEFAZ). A Gerência de Convênios é responsável pela Captação de Recursos provenientes de programas,  transferência voluntárias e emendas parlamentares junto ao Governo Federal para a Saúde do Estado de Pernambuco. Dentro das suas atribuições destacamos a celebração de Convênios e Contratos de Repasse, acompanhamento de suas execuções e prestação de contas dos recursos recebidos.
 
Diretora geral de Planejamento e Gestão Participativa: Camila Borges
Telefone: (81) 3184.0085
 
 
DIRETORIA GERAL DE INFORMAÇÕES ESTRATÉGICAS
 
Diretoria Geral de Informações Estratégicas, criada em dezembro de 2008 para dar suporte à Secretaria Executiva de Gestão Estratégica e Partivipativa e Gabinete do Secretário, tem a função de monitorar as informações estratégicas e gerenciais, estruturar e gerenciar sistemas de monitoramento e levantamento de dados. Além de coordenar O Pacto pela Saúde de Pernambuco no Âmbito da SES, estratégia de Governo que visa a melhoria dos indicadores de saúde.
 
É composta por duas gerências: Gerência de Informações Gerenciais e a Gerência de Monitoramento Estratégico.
 
No seu dia a dia de trabalho a Diretoria de Informações estratégicas atua no monitoramento dos indicadores do Pacto pela Saúde e das Medidas Prioritárias de Governo, em conjunto com o Núcleo de Gestão por Resultado da Seplag, além de fazer um interface com todas as Geres e Secretarias Executivas da SES para a produção e análise de informações em Saúde que subsidiem os gestores na tomada de decisão.
 
Diretora geral de Informações Estratégicas: Inês Costa
Telefone: (81) 3184.0078
 
 
DIRETORIA GERAL DE GESTÃO REGIONAL
 
A Diretoria Geral de Gestão Regional, criada, em novembro de 2011, para dar suporte as Geres, tem por função acompanhar o desenvolvimento das ações pertinentes as Gerências Regionais de Saúde (geres), estimular a elaboração e organização de estratégias para o fortalecimento de suas atividades, além de auxiliar as Secretarias Executivas na implantação de projetos prioritários nas Regiões de Saúde. É Composta por duas Gerências de Suporte Regional.
No seu dia a dia a Diretoria De Gestão Regional atua em conjunto com as Geres na implantação da Política de Saúde nas Regiões de Saúde, fortalecendo o processo de regionalização da Saúde.
 
Diretora geral de Gestão Regional: Luciana Figuerôa
Telefone: (81) 3184.0069
 
 
DIRETORIA GERAL DE CIÊNCIA E TECNOLOGIA
 
A Diretoria de Ciência e Tecnologia, criada, em fevereiro de 2012, para implantar e fortalecer as ações de Telessaúde e da Economia da Saúde. No campo da Telessaúde visa apoiar, ampliar e fortalecer os componentes Teleassistência, Teleducação e Telegestão, por meio das tecnologias da informação e comunicação (TICs) aplicadas à saúde. E no campo da Economia da Saúde tem conduzido o processo de estruturação do Núcleo Estadual de Economia da Saúde e concomitantemente, os núcleos hospitalares com objetivo principal de implantar a gestão de custos em unidades de saúde integradas à Rede de Atenção à Saúde da Secretaria de Estado de Saúde de Pernambuco, por meio da aplicação da metodologia de apuração de custos do Programa Nacional de Gestão de Custo (PNGC). É composta por: Gerencia de Ciência da Saúde e Gerência de Economia da Saúde.
 
No seu dia a dia a Diretoria de Ciência e Tecnologia atua em conjunto com as áreas Técnicas das Secretarias Executivas da SES fortalecendo a implantação de ações destinadas a melhoria da utilização dos recursos produtivos destinados à estruturação do sistema de saúde.
 
Diretora geral de Ciência e Tecnologia: Ducineide Oliveira
Telefone: (81) 3184.0112

Informações em Saúde

Diretoria Geral do Núcleo Estadual de Telessaúde

A Diretoria Geral do Núcleo Estadual de Telessaúde, vinculada à Secretaria Executiva de Coordenação Geral, foi instituída como responsável pela gestão da política de Telessaúde, que visa favorecer a integração das ações de educação, assistência e gestão, visando à qualificação das redes de atenção à saúde do Sistema Único de Saúde em Pernambuco.
 

Gerências Regionais de Saúde

 

Para apoiar todos os 184 municípios de Pernambuco mais a ilha de Fernando de Noronha, foram criadas as 12 Gerências Regionais de Saúde (Geres). Cada uma dessas unidades administrativas da Secretaria Estadual de Saúde é responsável por uma parte das cidades, atuando de forma mais localizada na atenção básica, na reestruturação da rede hospitalar, nas ações municipais, no combate à mortalidade infantil e às diversas endemias. O modelo de gestão da Saúde permite que as particularidades de cada região recebam atenção na hora de decidir ações e campanhas.

Curso on-line aborda câncer infantojuvenil

Atividade é dividida em quatro módulos autoinstrucionais

XII Geres lança revista especial

Material é todo dedicado à Covid-19

VIII Geres qualifica ACS por webconferências

Iniciativa, voltada para os 7 municípios da região, conta com parceria da Univasf

Atende em Casa já pode ser acessado em Belo Jardim

Aplicativo está disponível para 97% da população de PE

Covid-19: Municípios receberão testes rápidos

Exames são para profissionais de saúde e de segurança

V Geres: Vacinação contra influenza segue nos municípios

Pessoas que fazem parte dos públicos-alvo devem procurar postos de saúde

V GERES informa sobre antecipação da campanha de vacina contra gripe

Vacinação, antes marcada para abril, agora se inicia no dia 23 de março

Páginas

Subscrever RSS - Secretaria Executiva de Gestão Estratégica e Participativa