O Programa de Formação do Sistema Único de Saúde (FormaSUS) divulga o resultado final do certame (no formasus.saude.pe.gov.br). Ao todo, 5.937 candidatos concorreram as 119 vagas disponibilizadas. A iniciativa, da Secretaria Estadual de Saúde (SES), oferece bolsas de estudo de nível superior em cursos da área de saúde para quem estudou todo o ensino médio em escola pública ou particular (na categoria de bolsista integral) do Estado. As vagas disponibilizadas são em 19 instituições de ensino privadas.
 
As bolsas do FormaSUS são para os cursos de medicina, enfermagem, nutrição, fisioterapia, biomedicina, farmácia, psicologia, serviço social e odontologia, além de tecnólogo em radiologia. As instituições de ensino ficam nos municípios do Recife, Olinda, Jaboatão dos Guararapes, Caruaru, Belo Jardim e Serra Talhada.
 
PROGRAMA – Criado por meio de decreto em 2011 e transformado em lei estadual em 2013, o Formasus está no seu quarto ano de existência. Entre 2012 e 2014, foram ofertadas 252 vagas em instituições de ensino superior para os estudantes. A cada dois anos, também é aberto processo seletivo para cursos de ensino médio. Em 2012 e 2014, foram 532 vagas nessa categoria.
 
As bolsas integrais são uma contrapartida das instituições de ensino privadas que formam seus estudantes na rede pública de saúde estadual.
Conteúdo Relacionado