O Programa de Formação do Sistema Único de Saúde (FormaSUS) divulga o resultado preliminar do certame (no formasus.saude.pe.gov.br). Ao todo, 5.937 candidatos concorreram as 119 vagas disponibilizadas. A iniciativa, da Secretaria Estadual de Saúde (SES), oferece bolsas de estudo de nível superior em cursos da área de saúde para quem estudou todo o ensino médio em escola pública ou particular (na categoria de bolsista integral) do Estado. As vagas disponibilizadas são em 19 instituições de ensino privadas.
 
Deste sábado (27/06) até a segunda-feira (29/06), a SES estará recebendo os pedidos de recursos pelo formasus.saude.pe.gov.br. O resultado final sairá em 8 de julho. Já as inscrições ocorreram entre 03/07 e 17/07.
 
As bolsas do FormaSUS são para os cursos de medicina, enfermagem, nutrição, fisioterapia, biomedicina, farmácia, psicologia, serviço social e odontologia, além de tecnólogo em radiologia. As instituições de ensino ficam nos municípios do Recife, Olinda, Jaboatão dos Guararapes, Caruaru, Belo Jardim e Serra Talhada.
 
PROGRAMA – Criado por meio de decreto em 2011 e transformado em lei estadual em 2013, o Formasus está no seu quarto ano de existência. Entre 2012 e 2014, foram ofertadas 252 vagas em instituições de ensino superior para os estudantes. A cada dois anos, também é aberto processo seletivo para cursos de ensino médio. Em 2012 e 2014, foram 532 vagas nessa categoria.
 
As bolsas integrais são uma contrapartida das instituições de ensino privadas que formam seus estudantes na rede pública de saúde estadual.