O Programa de Formação do Sistema Único de Saúde (FormaSUS) fará o acolhimento dos alunos aprovados na seletiva 2016 do certame, para formação de nível técnico ou superior na área de saúde. O evento ocorrerá na sede da Secretaria Estadual de Saúde (SES), no Bongi, na próxima quinta-feira (4.08), às 14h. Durante o ato, haverá a homologação das matrículas dos estudantes, que fizeram o ensino médio em escolas públicas pernambucanas ou como bolsistas integrais na rede particular. 

 

O FormaSUS ofereceu 200 bolsas integrais nos seguintes cursos técnicos de saúde: enfermagem, radiologia, farmácia, análises clínicas e instrumentação cirúrgica. Para as instituições de nível superior, foram 98 bolsas integrais nos cursos de: biomedicina, enfermagem, farmácia, fisioterapia, medicina, nutrição, odontologia, psicologia, serviço social e tecnólogo em radiologia.

 

As instituições de ensino estão situadas nos municípios do Recife, Araripina, João Alfredo, Afogados da Ingazeira, Limoeiro, Caruaru, Olinda, Vitória de Santo Antão, Escada, Carpina, Jaboatão dos Guararapes, Palmares, Goiana, Camaragibe, Garanhuns, Arcoverde, Belo Jardim e Serra Talhada.

 

PROGRAMA – Criado por meio de decreto em 2011 e transformado em lei estadual em 2013, o Formasus está no seu quinto ano de existência. Entre 2012 e 2015, foram ofertadas cerca de 800 bolsas de nível superior e técnico para a população. As bolsas integrais são uma contrapartida das instituições de ensino privadas que utilizam a unidades da rede estadual de saúde como campo de estudo e prática para a formação de seus estudantes.