A rede estadual de Saúde será reforçada com a nomeação de mais 369 profissionais aprovados em concurso público que vão atuar para reforçar a rede hospitalar e ampliar a força de trabalho da Secretaria Estadual de Saúde (SES-PE). A nomeação, autorizada pelo governador Paulo Câmara, foi publicada no Diário Oficial (DOE) desta quarta-feira (18/05). Do total de convocados, são 72 médicos, 129 analistas em saúde (profissionais de nível superior), 166 assistentes em saúde (profissionais de nível médio), além de dois fiscais de vigilância sanitária.

A nomeação foi dividida em dois atos com o objetivo dar maior celeridade ao processo. No primeiro, estão contemplados 90 profissionais, sendo 27 médicos (14 pediatras; 12 tocoginecologistas e 1 cirurgião torácico) e 63 analistas em saúde (46 fisioterapeutas respiratórios; 13 fonoaudiólogos e 4 psicólogos) que terão dez dias úteis para a posse e 48 horas, após a posse, para se apresentarem ao serviço. Estes profissionais irão reforçar os plantões em unidades de referência materno-infantil. “Ao longo da pandemia, chamamos todos os intensivistas pediátricos e neonatologistas, além de praticamente todos os pediatras do concurso, totalizando mais de 300 profissionais destas três áreas”, destaca o secretário André Longo.

Já o segundo ato, contempla 279 profissionais, sendo 45 médicos (16 anestesiologistas; 10 cirurgiões gerais; 7 cardiologistas; 5 cirurgiões oncológicos; 2 coloproctologistas; 2 psiquiatras; 1 otorrinolaringologista; 1 radiologista e 1 traumato-ortopedista), 66 analistas em saúde (18 biomédicos; 16 sanitaristas; 12 enfermeiros cardiologistas; 5 assistentes sociais; 5 enfermeiros assistenciais; 1 enfermeiro oncologista; 1 enfermeiro obstetra; 1 farmacêutico; 3 administradores; 3 contadores e 1 médico veterinário), 166 assistentes em saúde (96 técnicos de enfermagem; 37 técnicos em adminitração; 16 técnicos em farmácia; 6 técnicos de saúde bucal; 7 técnicos de laboratório; 4 técnicos de laboratório), além de dois fiscais de vigilância sanitária.

HISTÓRICO - Apenas neste ano, com mais essa convocação, já são 915 servidores públicos nomeados pelo governador Paulo Câmara para a rede estadual de Saúde. A última nomeação ocorreu em abril, sendo convocados 256 profissionais (112 médicos, 53 profissionais de nível superior e 88 de nível médio, além de três fiscais de vigilância sanitária). No início do ano, em janeiro, foram convocados 290 concursados para a Saúde (101 médicos, 56 profissionais de nível superior, 128 de nível médio, além de cinco fiscais de vigilância sanitária). Ao todo, desde o início da pandemia, com mais essa nomeação, já são mais de 15.656 mil profissionais convocados para qualificar a assistência à saúde da população em Pernambuco, sendo 4.828 mil candidatos aprovados em concurso público da pasta e outros 10.828 mil profissionais aprovados em seleções públicas.