Os médicos que ainda não se inscreveram no concurso público da Secretaria Estadual de Saúde (SES) têm até o próximo dia 24 de março (domingo) para fazê-lo. As inscrições, feitas pelo site  www.upenet.com.br, seriam encerradas no próximo domingo (17/03), mas foram prorrogadas. Ao todo, são oferecidas 248 vagas para profissionais de 21 especialidades.

Até a manhã desta sexta, 1.544 candidatos haviam efetuado inscrição. “Tivemos uma grande procura nesta semana, mas, como este é um concurso bastante abrangente e destinado para médicos que atuam em todo Estado, já que lotaremos esses profissionais em 10 regionais de saúde, avaliamos dar mais uma semana de prazo, para intensificar a divulgação especialmente no Interior, onde temos a maior carência de médicos”, explica a secretária-executiva de Gestão do Trabalho, Cinthia Alves. Segundo ela, a expectativa é convocar mais de 500 profissionais até 2014, ou seja, o dobro das vagas previstas. O certame terá validade de dois anos, podendo ser prorrogado pelo mesmo período. O novo quadro de profissionais irá se juntar aos 4.832 médicos em efetivo exercício vinculados à SES.

CRONOGRAMA– O valor das inscrições é de R$ 250 e deve ser pago até o dia 25/03. O concurso será realizado em duas etapas, sendo a primeira uma prova objetiva com 50 questões, de caráter classificatório e eliminatório, e a segunda composta por avaliação de títulos, com caráter eliminatório. A prova objetiva será no dia 21/04 e a convocação para a prova de títulos, em 06/05. O anúncio do resultado final será no dia 28/05.

A remuneração total do médico, independentemente da especialidade, será de R$ 5.995 (salário-base de R$ 3.668,94 e gratificações de R$ 2.326,06) por uma jornada de dois plantões semanais de 12 horas ou um semanal de 24 horas. Os profissionais ainda contam com um Plano de Cargos, Carreiras e Vencimentos que valoriza a qualificação profissional somada à Gratificação por Desempenho, esta vinculada ao alcance de metas de processo e resultados, institucionais e individuais.

QUANTITATIVO – As especialidades com maior número de vagas são: tocoginecologia (39), clínica médica (28), pediatria (26), traumatologia e ortopedia (24) e neonatologia (21). Também estão sendo ofertadas vagas nas áreas de anatomopatologia (03), cardiologia (08), cirurgia geral (21), cirurgia pediátrica (07), cirurgia vascular (03), infectologia (01), intensivista adulto (20), intensivista pediátrico (09), nefrologia (01), neurocirurgia (09), neuropediatria (04), neurologia (10), oncologia (03), otorrinolaringologia (2), pneumologia (02) e psiquiatria (04).

As vagas serão distribuídas por Gerência Regional de Saúde (Geres). A I e a IV Geres, com sede no Recife e Caruaru, contemplam o maior quantitativo, de 103 e 45 profissionais, respectivamente. Há, ainda, vagas para a II – Limoeiro (09), III – Palmares (3), V – Garanhuns (18), VI – Arcoverde (14), VII – Salgueiro (14), X – Afogados da Ingazeira (12), XI – Serra Talhada (18) e XII – Goiana (12). Os candidatos podem pegar mais informações e tirar dúvidas pelo fone (81) 3184-0016 ou 0017.