Localizado no município de Barreiros, o Hospital Colônia Vicente Gomes de Matos não tem muros. Com 122 leitos, abriga pacientes psiquiátricos crônicos do sexo masculino, que recebem todo o acompanhamento psicológico e de saúde. Dentro do processo terapêutico a longo prazo, eles são estimulados em atividades como passeios ou compras na cidade, num trabalho de reinserção social.

 

O hospital iniciou o atendimento em novembro de 1931, quando o espaço deixou de ser uma escola de agronomia. O prédio passou por uma adaptação para se tornar a Colônia de Alienados e Médicos Alienistas – como eram chamados os psiquiatras na época. O primeiro diretor foi o psiquiatra Vicente Gomes de Matos, que ficou no cargo até a aposentadoria e faleceu em 1958.

 

Pouco depois da morte do especialista, ele recebeu uma homenagem com o batismo da unidade de Hospital Vicente Gomes de Matos. Na mesma época, a unidade de saúde mental deixou de ser mista para receber apenas homens. O hospital também conta com leitos para receber hóspedes do Hospital Alberto Maia, de Camaragibe, desativado em 2010.

 

A unidade não realiza marcação de consultas, pois o foco é o tratamento de pacientes internos.

 

NÚMEROS

 

122 leitos
10 médicos 
120 funcionários

 

Região: 
Interior
Endereço: 
Antigo Barreiro Velho, S/N, Centro
Barreiros - PE
0
Telefones: 
(81) 3675.5875/5881
Diretor: 
Adalto Figueiredo Filho
E-mail: 
hospitalcolonia@hotmail.com
Tipo da Unidade: 
Hospital