O Hospital de Câncer de Pernambuco iniciou suas atividades em 9 de novembro de 1945, já com o objetivo de ser uma instituição de saúde de direito privado, sem fins lucrativos e de reconhecida utilidade pública. De lá para cá, tornou-se referência no seu campo de atuação no Norte e Nordeste do Brasil, sendo o quinto hospital em número de intervenções cirúrgicas oncológicas em todo o País. Em 10 de abril de 2007, o Hospital de Câncer de Pernambuco passou a trabalhar sob intervenção estadual, processo que foi finalizado em abril de 2014.
 
Além das atividades de ensino e pesquisa médico-oncológica, o hospital é dedicado à prevenção, diagnóstico e tratamento especializado de pacientes portadores de câncer. Atualmente o HCP realiza mais 7500 atendimentos ambulatoriais e emergenciais por mês, sendo responsável por mais da metade dos pacientes oncológicos de Pernambuco. 
 
A instituição disponibiliza a melhor quimioterapia do Norte-Nordeste em uma moderna estrutura com consultórios, salas de espera e uma farmácia para distribuição dos medicamentos, em uma área totalmente climatizada de 800 m2.
 
Entre os programas desenvolvidos na unidade está a elaboração de próteses pelo Departamento de Odontologia e Próteses Reabilitadoras, que oferece todos os tipos de prótese de forma gratuita.  Já o Espaço Renascer é um projeto que busca recuperar a auto-estima de mulheres que tiveram câncer de mama. Neste espaço também funciona a fisioterapia do HCP, que recebe cerca de 800 pessoas semanalmente.
 
Suspenso em 2005, o Programa de Residência Médica foi retomado em 2013 e visa à especialização em cancerologia clínica, mastologia, cirurgia oncológica e cirurgia de cabeça e pescoço e multiprofissional.
 
BLOCO ANEXO - Parado durante 20 anos, o novo bloco anexo do HCP foi entregue em abril de 2014. Com um investimento de R$ 27 milhões, o local conta com sete pavimentos, onde ficará a nova emergência, unidade de terapia intensiva (20 leitos) e a Unidade de Transplante de Medula Óssea. 
 
NÚMEROS:
 
7500 atendimentos ambulatoriais e emergenciais
375 cirurgias por mês
800 funcionários
135 médicos
230 leitos
 
Marcação de consultas: A marcação de consulta é apenas presencial. Para o atendimento, o paciente deverá se dirigir ao setor de triagem, de segunda a sexta-feira, a partir das 6h. Para garantir o atendimento é necessário apresentar:
 
- Cartão do SUS
- Carteira de identidade (RG)
- CIC ou CPF
- Comprovante de residência
Especialidades
Região: 
Região Metropolitana do Recife
Endereço: 
Avenida Cruz Cabugá, 1.597, Santo Amaro – Recife/PE
Superintendente: 
Hélio Fonseca
Telefones: 
(81) 3217.8000
E-mail: 
hcp@hcp.org.br
Tipo da Unidade: 
Hospital