Quando começou a funcionar, o Hospital Geral de Jaboatão dos Guararapes Doutor Humberto Lins Barradas contava apenas com uma equipe de sete médicos trabalhando em regime de plantão. Ele foi fundado no dia 27 de março de 1990, pelo então governador de Pernambuco Miguel Arraes. Anos depois, após algumas reformas e ampliações, a unidade foi rebatizada como Hospital Jaboatão Prazeres e, finalmente, Hospital e Policlínica Jaboatão Prazeres.

 

A instituição é referência no atendimento de urgência e emergência para os moradores de Jaboatão dos Guararapes, município que tem uma média de 700 mil habitantes. Vinculado à I Gerência Regional de Saúde (Geres), o hospital passou por um processo de transição, e, agora, é uma unidade administrativa ligada diretamente à Diretoria Geral de Assistência Regional da Secretaria Estadual de Saúde (DGAR-SES).

 

Com uma equipe formada por 650 funcionários, sendo 118 médicos, o Hospital Jaboatão Prazeres realiza uma média de 6 mil atendimentos mensais na urgência e emergência. São espaços que contam com as especialidades de pediatria, clínica médica, pequenas cirurgias e odontologia, além de laboratório e raios-X, que também funcionam 24 horas.

 

Por mês, são atendidos mais de 5 mil pacientes no ambulatório, em várias especialidades. O local disponibiliza ainda serviços como teste do pezinho, vacinação, curativo, ultra-sonografia e eletro-cardiografia, além de aplicação de soro antirrábico e antitetânico 24 horas por dia, sendo o único do município e do seu entorno com esse serviço. No total, a unidade conta com 73 leitos.

 

MATERNO-INFANTIL – Em 2011, ainda foi inaugurada a maternidade do hospital, com 22 leitos e uma capacidade para fazer cerca de 240 partos mensalmente. O espaço possui triagem separada da emergência, bloco cirúrgico e berçário com equipamentos de última geração, para acolher com qualidade as mães e recém-nascidos pernambucanos.

 

NÚMEROS


6 mil atendimentos/mês na urgência e emergência
5 mil atendimentos/mês no ambulatório 
16 mil exames/mês no laboratório
Mais de 450 USG /mês
800 raios-X mensalmente
200 procedimentos cirúrgicos ambulatoriais /mês
650 funcionários
118 médicos
73 leitos

 

Marcação de consultas: As consultas são marcadas presencialmente. O ambulatório funciona das 7h às 19h.

Especialidades
Região: 
Região Metropolitana do Recife
Endereço: 
Rua Recife, S/N, Cajueiro Seco – Jaboatão dos Guararapes/PE
Telefones: 
(81) 3184.4192 / 3184.4201
Diretor: 
Jairo Reis
E-mail: 
seshpjp@yahoo.com.br
Tipo da Unidade: 
Hospital