O Hospital Regional Jesus Nazareno (HRJN), localizado em Caruaru, é referência secundária para gestação de alto risco para 90 municípios de Pernambuco, onde ainda estão incluídas as microrregiões de Serra Talhada, Afogados da Ingazeira, Arcoverde, Garanhuns e Caruaru, abrangendo uma população de cerca de 2,5 milhões de habitantes.

 

A maternidade realiza cerca de 18 partos por dia, o que resulta na média de 530 partos por mês, sendo 86% deles de alto risco. O Jesus Nazareno, que possui 120 leitos, integra o quadro de hospitais “Amigo da Criança”, ou seja, cumpre todos os passos estabelecidos pelo Ministério da Saúde sobre aleitamento materno. 

 

Entre os programas desenvolvidos na unidade está o Mãe Canguru, que existe na maternidade há mais de 19 anos e tem como objetivo reduzir a mortalidade neonatal. Mesmo depois que o sistema deixa de ser usado, mãe e filho são acompanhados por cinco anos pela equipe do hospital. 

 

Outro programa é o Banco de Leite Humano, destinado aos bebês nascidos apenas HRJN. O setor foi implantado no fim de 2007, para atender recém-nascidos prematuros de baixo peso, com problemas gastro-intestinais ou com outras indicações a critério da equipe médica.

 

A criação do hospital data da década de 1940, quando a Loja Maçônica Dever e Humanidade construiu um prédio para que funcionasse como unidade de saúde e cedeu ao Governo do Estado. Em 1978, o prédio passou a funcionar definitivamente como Hospital Jesus Nazareno.

 

 

Especialidades
Região: 
Interior
Endereço: 
Rua Marília, S/N
Maurício de Nassau
Caruaru - PE
-
Telefones: 
(81) 3719.9329
Diretor: 
Dayvid Epifanio
E-mail: 
direcaohjn@hotmail.com
Tipo da Unidade: 
Hospital