A unidade, em Caruaru, no Agreste de Pernambuco, foi inaugurada em 14 de junho de 2014. O hospital, que tem perfil de emergência para média e alta complexidade, recebeu um investimento de R$ 102 milhões e vai beneficiar cerca de 1,7 milhão de pernambucanos em 32 municípios da região. Como um hospital de grande porte, o Mestre Vitalino começa a operar dentro de um cronograma específico para a implantação dos serviços. Atualmente, já há atendimento de emergência e o ambulatório de clínica médica e na emergência de pediatria. 
 
Quando estiver operando com toda a sua capacidade, o novo hospital atenderá urgências e emergências nas seguintes especialidades: clínicas médica e cirúrgica, cardiologia, neurologia e pediatria. Até o início de 2015, estarão a serviço da população 275 leitos, entre eles 60 leitos em três UTIs. É mais saúde para quem vive no Agreste.
 
Com sua estrutura em plena capacidade, o Hospital Mestre Vitalino realizará mensalmente 7 mil consultas e 960 internamentos. A gestão da nova unidade fica por conta da Organização Social Tricentenário e todos os serviços serão totalmente gratuitos e voltados, exclusivamente, para pacientes do SUS.
 
HOMENAGEADO - A nova unidade de saúde recebeu o nome de Mestre Vitalino, como ficou conhecido Vitalino Pereira dos Santos, artista nascido em Caruaru e responsável por difundir a cultura nordestina no Brasil e no Mundo. 
 
Especialidades
Ambulatório: 
Região: 
Interior
Endereço: 
Rua Amazônia, 171, bairro Luiz Gonzaga, BR-104
Caruaru - PE
00000
Telefones: 
(81) 3725.7750
Diretor: 
Moises Wandeley
E-mail: 
ouvidoria_hmv@doefav.com
Tipo da Unidade: 
Hospital