Inaugurado em 15 de dezembro de 2009, o HMA foi o primeiro grande hospital de trauma construído na Região Metropolitana do Recife em 40 anos – o último havia sido o Hospital da Restauração, em 1969. Também foi o primeiro, na rede pública de saúde, a adotar o modelo de gestão via Organização Social (OS). Hoje, a instituição é responsável por mais de 2 mil atendimentos de emergência mensais.

 

A unidade conta com 180 leitos e oferece serviços de emergência 24 horas em traumato-ortopedia, clínica médica e cirurgia geral. Um dos serviços do HMA é o serviço de Endoscopia Digestiva dentro da emergência, com médico especialista de plantão. Já no ambulatório, voltado apenas para pacientes egressos, são oferecidas consultas em clínica médica, cirurgia geral e traumato-ortopedia.

 

A unidade é gerida pela Fundação Martiniano Fernandes, ligada ao Imip. Pioneiro na rede no atendimento referenciado, em que os pacientes são encaminhados por Samu, Corpo de Bombeiros e Central de Regulação, o Miguel Arraes está beneficiando mais de 1 milhão de pessoas que moram na área norte Região Metropolitana do Recife e Zona da Mata Norte.

 

NÚMEROS

 

2,1 mil atendimentos por mês na emergência
4 mil atendimentos ambulatoriais por mês
530 cirurgias por mês
180 leitos, sendo 29 de UTI
904 funcionários
201 médicos

Especialidades
Região: 
Região Metropolitana do Recife
Endereço: 
Estrada da Fazendinha, S/N
Jaguaribe
Paulista - PE
-
Superintendente: 
Adelaide Caldas
Administração: 
Fundação de Gestão Hospitalar Martiniano Fernandes (FGH)
Telefones: 
(81) 3181.9892 (recepção administração) // 3181.9600 /9700 (recepção internação)
E-mail: 
hma.direcao@hma.imip.org.br
Tipo da Unidade: 
Hospital