Fundado no dia 1º de julho de 2010, o Hospital Metropolitano Sul Dom Helder Camara (HDH) possui o mesmo projeto arquitetônico dos hospitais Miguel Arraes e Pelópidas Silveira. A unidade, também referenciada, ou seja, destinada a pacientes encaminhados por Samu, Corpo de Bombeiros, UPAs ou Central de Regulação de Leitos, oferece procedimentos de média e alta complexidade, atendimento de urgência e emergência, internação e atendimento ambulatorial de egressos da emergência e pacientes referenciados das Unidades de Pronto-Atendimento (UPA). O diferencial do hospital é ter o perfil de Cardiologia, uma das especialidades de grande procura na rede.
 
Construído em uma área de 12.734 mil metros quadrados e dividido em quatro pavimentos, a unidade conta com 169 leitos, distribuídos nas enfermarias de Clínica Médica, Cardiologia Clinica e Cirúrgica e Traumato-ortopedia, Unidade de Cuidados Intensivos, além de leitos de observação na emergência. No total, foram investidos mais de R$ 80 milhões com a construção e compra de equipamentos.
 
A HDH realiza consultas, internações, procedimentos de diagnóstico (laboratório e radiologia) e atendimentos de urgência nas especialidades de Clínica Médica, Cardiologia Clínica e Cirúrgica e Traumato-ortopedia para pacientes adultos. O ambulatório é voltado para os pacientes egressos, ou seja, para pacientes internos ou acompanhados após atendimentos e cirurgias no próprio hospital. Sua área de abrangência é dez municípios da RMR e Litoral Sul, incluindo Cabo de Santo Agostinho, Ipojuca, Sirinhaém, Jaboatão dos Guararapes, Escada, Primavera, Barreiros, Tamandaré, Rio Formoso e São José da Coroa Grande. Cerca de 1,2 milhão de pessoas residem nessa região.
 
Especialidades
Região: 
Região Metropolitana do Recife
Endereço: 
BR 101 Sul - Km 28
Cabo de Santo Agostinho - PE
-
Superintendente: 
Júlio Tadeu Arraes
Administração: 
Fundação de Gestão Hospitalar Martiniano Fernandes (FGH)
Telefones: 
(81) 3183.0000 (PABX)
E-mail: 
hdh.secretaria.direcao@hdh.imip.org.br
Tipo da Unidade: 
Hospital