O Hospital Regional Sílvio Magalhães, fundado em 1934 e referência para 22 cidades da Mata Sul, foi totalmente reconstruído, sendo entregue à população em dezembro de 2011. A cidade de Palmares, onde ele se localiza, foi uma das mais atingidas pelas chuvas que castigaram 67 municípios de Pernambuco no mês de junho de 2010. 

 

Em agosto de 2010, a Secretaria Estadual de Saúde (SES) deu início às obras numa área da cidade livre do perigo de enchentes, num investimento total de R$ 65 milhões. O projeto é moderno e inclui a implantação de leitos de UTI e heliponto. O terreno do Governo do Estado possui 50 mil metros quadrados, dos quais 12 mil metros quadrados serão de área construída – o dobro da anterior. A unidade, que estava desde 1976 na Rua Coronel Pedro Paranhos, está, agora, em um local de fácil acesso da população.

 

A primeira etapa da obra foi entregue em meados de fevereiro de 2011, e conta com os setores de emergência - em clínica médica e pediatria, funcionando 24h por dia -, e administrativo. Há, ainda, sala vermelha, para pacientes mais graves, observação e consultórios, salas de triagem, aplicação de medicamentos, curativo, inalação, coleta e área para diagnóstico – com raio X, ultrassom, endoscopia, eletrocardiograma e tomógrafo, o primeiro próprio da rede no interior do Estado.

 

Em dezembro de 2011, foi finalizada a segunda e última etapa, com as enfermarias adulto, pediátrica e de clínica cirúrgica, maternidade, centro cirúrgico, central de esterilização de materiais, emergência obstétrica e heliponto. Com isso, o Regional passou a ter 172 leitos de internação, sendo 20 de UTI . Atualmente, ele é administrado pela Fundação Manoel da Silva Almeida, do Hospital Infantil Maria Lucinda.


NÚMEROS

 

8 mil pessoas atendidas por mês na emergência
5 mil pessoas atendidas por mês no ambulatório
230 partos por mês
1.020 funcionários
137 médicos
172 leitos, sendo 20 leitos de UTI
18.000 exames diagnósticos por mês

 

Ambulatório – Apenas para egressos.

Especialidades
Região: 
Interior
Endereço: 
Engenho Quilombo dos Palmares, KM 185, BR-101, por trás da Escola Técnica - Palmares/PE
Administração: 
Fundação Manoel da Silva Almeida
Telefones: 
(81) 3661.8400
Diretor: 
Cristiano Paiva
Tipo da Unidade: 
Hospital