As mulheres pernambucanas vítimas de violência dispõem, desde 2001, de um dispositivo de saúde especializado em pronto-atendimento: o Serviço de Apoio à Mulher Wilma Lessa. Aberto 24 horas por dia, ele funciona no Hospital Agamenon Magalhães (HAM), entre as emergências clínica e cardiológica, no Recife. Por mês, são realizadas uma média de 140 atendimentos, entre primeiros cadastros, retornos e reincidências.
 
Mulheres de qualquer idade, que tenham sofrido algum tipo de violência (doméstica, física, moral, sexual, por exemplo), podem buscar assistência no local. O atendimento é realizado por uma equipe multiprofissional, formada por médicos, assistentes sociais, psicólogos e enfermeiras, que garantem o sigilo da paciente. O local, cujo nome homenageia a jornalista pernambucana que lutou pela defesa das mulheres e pela implantação de delegacias especializadas, dispõe de salas de recepção, serviço social, psicologia, sala de atendimento médico e de exames, quarto de repouso e copa.
 
No momento em que a mulher chega ao serviço, ela é recebida por uma assistente social, responsável pelo acolhimento da paciente. Depois, ela é encaminhada à equipe médica e ainda à psicóloga de plantão. Na consulta, verificam-se os protocolos necessários ao caso da paciente: uso de contraceptivo de emergência, do coquetel para DST/ HIV e do aborto previsto em lei, tipos de serviço que são rigorosamente analisados pelos médicos. As pacientes, além de receberem orientação sobre seus direitos, tratamento médico e psicológico, ainda são encaminhadas aos serviços especializados da rede e para prestar queixa nas delegacias específicas para cada caso.
 
Coordenação: Nara Araújo
 
 
 
Região: 
Região Metropolitana do Recife
Endereço: 
Estrada do Arraial, 2723, Casa Amarela – Recife/PE
Telefones: 
(81) 3184.1739 // 3184.1740
E-mail: 
sam.ham@saude.pe.gov.br