Implantar o processo de regionalização e descentralizar o atendimento à população é uma das principais preocupações da II Gerência Regional de Saúde (II Geres). Com a responsabilidade de apoiar e supervisionar 20 municípios da Zona da Mata Norte, a gerência tem realizado fortes investimentos na capacitação de secretários de saúde para que a maior parte da demanda seja resolvida na própria cidade.
 
As capacitações abrangem outras áreas, como as criadas para tornar os agentes de saúde do Programa Saúde da Família (PSF) aptos a lidar com doenças como tuberculose. Outro exemplo é o serviço de monitoramento da qualidade da água executado pelo laboratório regional, em Limoeiro, em parceria com o Lacen.
 
DADOS
 
Municípios (20): Bom Jardim, Buenos Aires, Carpina, Casinhas, Cumaru, Feira Nova, João Alfredo, Lagoa de Itaenga, Lagoa do Carro, Limoeiro, Machados, Nazaré da Mata, Orobó, Passira, Paudalho, Salgadinho, Surubim, Tracunhaém, Vertente do Lério, Vicência.
 
População: 589.573 habitantes.
 
Unidades hospitalares (2): Hospital Ermírio Coutinho (Nazaré da Mata), Hospital Regional José Fernandes Salsa (Limoeiro).
 
Unidade Pernambucana de Atenção Especializada (UPAE): UPAE José Nivaldo Barbosa de Souza (Limoeiro).
 
Laboratório Farmacêutico do Estado de Pernambuco (Lafepe): Carpina, Limoeiro, Nazaré da Mata.
 

 

Região: 
Interior
Endereço: 
Rua Santa Terezinha, 224, José Fernandes Salsa
Limoeiro - PE
0
Telefones: 
(81) 3628.8843
E-mail: 
2regionaldesaude@gmail.com
Tipo da Unidade: 
GERES
Gerente: 
Fabianni Meneses Costa