A Agência Pernambucana de Vigilância Sanitária (Apevisa) é o órgão responsável pelo controle sanitário da produção e comercialização de produtos e serviços submetidos à vigilância sanitária, inclusive dos ambientes, dos processos, dos insumos e das tecnologias a eles relacionados.

 

Com 176 técnicos em seu quadro, atuando nas 12 Gerências Regionais de Saúde, o órgão fiscaliza e controla a produção, distribuição, comércio e uso de alimentos, medicamentos, produtos de limpeza, cosméticos e materiais/equipamentos hospitalares, além do controle da prestação de serviços que se relacionam direta ou indiretamente com a saúde (funcionamento de hospitais, clínicas, serviços de hemodiálise, medicina nuclear, radioterapia, etc.).

 

É um trabalho extremamente técnico e especializado e tem como objetivo fazer cumprir a legislação e promover o cumprimento das normas gerais de proteção à saúde individual e/ou coletiva. A Apevisa atua ainda com programas de fiscalização de rotinas em diversas áreas:

 

Programa de Monitoramento e Fiscalização da Água Envasada (Pura) - Em parceria com a Secretaria da Fazenda, a Apevisa está aumentando a fiscalização na produção clandestina de água mineral. O objetivo é combater a sonegação de impostos, a clandestinidade na comercialização, além de exigir o cumprimento das boas práticas de produção de água mineral consumida pelos pernambucanos.

 

Programa de Monitoramento de Resíduos de Agrotóxicos em hortifrutigranjeiros em Pernambuco – Realizado em parceria com o Ministério Público, o programa consiste em monitorar a presença de agrotóxicos em frutas e verduras consumidas no Estado. Regularmente, são feitas coletas em supermercados e na Ceasa.

 

Programa de Combate ao Comércio e Uso do Chumbinho em Pernambuco – Trabalho educativo realizado junto à população, no qual são apresentados os riscos do uso do chumbinho. Regularmente, são realizadas ações coercitivas em locais de comércio ilegal em parceria com a Polícia Civil.

 

Programa de Monitoramento da Água de Hemodiálise – Com o objetivo de monitorar a qualidade da água utilizada em serviços de hemodiálise, mensalmente, são realizadas coletas nas clínicas. As amostras são analisadas no Laboratório Central do Estado.

 

Programa de Combate ao Comércio e Uso Irregular dos Anabolizantes – Em parceria com o Conselho Regional de Educação Física, com o Juizado da Criança e do Adolescente e a Polícia Civil, a Apevisa está combatendo o uso de anabolizantes. Regularmente, estão sendo feitas ações de fiscalização em academias e estabelecimentos de comércio irregular.

Região: 
Região Metropolitana do Recife
Endereço: 
Praça Oswaldo Cruz, S/N, Boa Vista – Recife/PE
Telefones: 
(81) 3181.6424 / (81) 3181.6425
Diretor: 
Jaime Brito de Azevedo
E-mail: 
apevisa@saude.pe.gov.br
Tipo da Unidade: 
Órgão Vinculado