O Laboratório Central de Saúde Pública “Dr. Milton Bezerra Sobral” (Lacen PE) tem a missão de realizar estudos e diagnósticos laboratoriais de interesse à saúde pública para promoção, prevenção e recuperação da saúde da população brasileira, atender as necessidades do seu Estado e da sua Região. Atua junto às Vigilâncias em Saúde, Epidemiológica (Bacteriologia, Endemias, Imunologia e Virologia), Sanitária (Controle de Qualidade de Produtos para a Saúde, Análises Bromatológicas de água e alimentos) e Ambiental (Toxicologia e Cianobactérias) realizando procedimentos de média e alta complexidade para complemento de diagnóstico e realizando exames de controle de qualidade.
 
Batizado inicialmente de Laboratório de Análises Químicas e Pesquisas Microscópicas e do Instituto Vacinogênico, o Lacen PE, foi criado no ano de 1892. Passou a ser denominado Laboratório Central de Pernambuco no ano de 1971, quando foi criada a Fundação Amaury de Medeiros, que buscou a centralização dos laboratórios dos hospitais em um único órgão. Hoje, funciona em prédio histórico, tombado pelo patrimônio público, no Centro do Recife, e faz mais de 500 mil análises e exames por ano.
 
Ligado à Secretaria Executiva de Vigilância em Saúde (Sevs) da Secretaria Estadual de Saúde (SES PE), tem sempre acompanhado a política de descentralização, buscando a regionalização dos serviços, incentivando o fortalecimento dos diagnósticos ligados a Saúde Pública, fortalecendo-os nas Gerências Regionais de Saúde (Geres) e municípios. 
 
O órgão incentivou a descentralização de diagnósticos laboratoriais de diversas doenças de notificação compulsória, como dengue, hepatites, doença de Chagas e Leishmaniose; além de serem realizados no Lacen PE, esses exames foram descentralizados para os laboratórios das 12 Geres, para encurtar o tempo entre a chegada das amostras e a entrega dos resultados. Outras descentralizações importantes para a Rede de Saúde foram a da cultura de tuberculose, para a I (Recife), VI (Arcoverde) e IX (Ouricuri) Geres e a do controle de qualidade de água para consumo humano para dez Regiões de Saúde. O Lacen é referência regional para os Estados do Piauí, Maranhão, Ceará, Rio Grande do Norte, Paraíba, Alagoas e Sergipe para os diagnósticos de: coqueluche, dengue, difteria, cólera e meningites bacterianas. Além disso, é laboratório de referência no diagnóstico de dengue, chikungunya e zika para os Estados de Pernambuco, Alagoas, Paraíba, Rio Grande do Norte e Ceará.
 
Rede Pernambucana de Laboratórios
 
O Lacen PE coordena a Rede Pernambucana de Laboratórios (RPELAB), criada em 2010, por meio da Portaria nº 650, de 1º de abril, consiste no conjunto de laboratórios públicos e privados que realizam análises de interesse à Vigilância em Saúde, organizados em rede e sub-redes por importância de doenças e agravos sob orientação técnico-normativa do Lacen PE, conforme estabelece a Portaria Ministerial nº 2.031, de 23/09/2004. Todos os laboratórios públicos ou privados que realizem exames e ensaios de interesse à saúde pública devem atualizar anualmente o cadastro no Sistema RPELAB - www.lacen.pe.gov.br/cadastro. A atualização das informações no sistema é de grande importância na tomada de decisões a respeito dos processos de descentralização de diagnósticos, orientações técnicas, capacitações e apoio à Gestão da Qualidade e Biossegurança. 
 
 
Rede Nacional de Análise de Alimentos 
 
O Lacen PE também participa da Rede Nacional de Análise de Alimentos (Renali) (Chamada Pública MCT/FINEP - Ação transversal - Serviços Tecnológicos - SIBRATEC - 01/2008), formada por um conjunto de laboratórios públicos e de instituições sem fins lucrativos de todo o Brasil, que possuem sistema de gestão de qualidade implantado com base na norma ABNT NBR ISO/IEC 17025. 
 
O laboratório também vem investindo na sua estrutura organizacional, jurídica e física, na capacitação de seus colaboradores e inserção de novos profissionais, ampliando o atendimento aos laboratórios pernambucanos e aos Estados do País que o tem como laboratório de referência. Além disso, está inserindo novas tecnologias para agilização dos resultados, ampliação da diversidade de análises e ações que favoreçam a, especificidade e qualidade no diagnóstico, ratificando sua missão.
 
 
Unidade Móvel – Para chamar à atenção da população para a importância dos exames de prevenção do câncer do colo do útero, o Lacen PE possui uma unidade móvel onde são disponibilizados exames preventivos para as mulheres, bem como, aferição de pressão e dosagem de glicemia, tendo como público prioritário a população feminina privada de liberdade e comunidades carentes.
 
Endereço: 
Rua João Fernandes Vieira, S/N
Boa Vista
Recife - PE
50.050-215
Telefones: 
(81) 3181.6416
Diretor: 
Ovídio Araripe
E-mail: 
lacen@saude.pe.gov.br
Tipo da Unidade: 
Órgão Vinculado